ads
Colunas e blogs -
Assassinar o Portal da Transparência, eis o jeito Bolsonaro de combater a escalada da Covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:

No mesmo dia em que virou caso de deboche do presidente dos Estados Unidos por causa do desastre no enfrentamento ao novo Coronavírus, o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encontrou uma forma de minimizar os danos: deu um tiro no Portal da Transparência. O desejo indisfarçável era minimizar danos. Desde a semana passada, o governo já vinha adiando a hora de divulgação dos números de casos confirmados da Covid-19 e nesta sexta-feira (6) o portal foi retirado do ar sem justificativa.

Aparentemente, o objetivo era não mostrar que o país já perdeu 35.047 almas para a pandemia, fruto do indisfarçável desprezo do governo pelas suas responsabilidades. “E daí? Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”, foi uma das respostas desumanas dadas pelo presidente Jair Bolsonaro depois de iniciada a pandemia. Nesta sexta, o presidente norte-americano Donald Trump foi impiedoso ao dizer que o “capacho” sul-americano está fazendo tudo errado.

O governo, sem conseguir tapar o sol com a peneira, passou a semana tramando estratégias para esconder os dados. Passou a divulgá-los mais tarde, para fugir da cobertura dos jornais da noite. Nesta sexta-feira (6), divulgou apenas depois do Jornal Nacional, da Rede Globo. William Bonner, então, voltou ao ar perto as 22h com o Plantão da Globo, para, de forma “impiedosa”, trazer o resultado.

O Ministério da Saúde, comandado pelo militar Eduardo Pazuello, modificou novamente a forma de divulgar os dados da pandemia. Agora, não informa mais o total de casos e óbitos no país, nem por estado. O portal G1, da Rede Globo, por exemplo, tem feito a contabilização dos dados dos estados. Isso para fugir da mordaça vergonhosa imposta por um governo militarizado e pouco afeito à verdade. Isso, muito provavelmente, por temer a frase sempre dita pelo presidente: “conhecei a verdade e a verdade vos libertará”. Isso mete medo dos bolsonaristas.

Compartilhe: