Geral -
Justiça do DF obriga Bolsonaro a usar máscara em espaços públicos
Termômetro da Política
Compartilhe:
Jair Bolsonaro insiste em não usar máscara, seja em eventos oficiais, ou suas rotineiras aparições públicas fora da agenda (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) terá que usar máscara em espaços públicos no Distrito Federal. Se nunca o fez por prudência, agora, finalmente, terá que fazer por força judicial. A decisão liminar da 9ª Vara Federal Cível de Brasília determina multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento.

Com mais de 50 mil mortos em decorrência da covid-19 e mais de um milhão de infectados, o presidente da República vem desde o início da pandemia fazendo pouco caso da doença, promovendo aglomerações em suas aparições públicas, sem sequer usar a máscara de proteção facial.

O uso da máscara é obrigatório em áreas públicas do Distrito Federal desde o dia 30 de abril, no entanto, não há fiscalização rígida por parte do governo, como relata o juiz Renato Coelho Borelli em trecho da decisão: ” […] a conduta do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que tem se recusado a usar máscara facial em atos e lugares públicos no Distrito Federal, mostra claro intuito em descumprir as regras impostas pelo Governo do Distrito Federal, que nada tem feito, como dito nas linhas volvidas, para fiscalizar o uso do EPI”.

Compartilhe: