Cultura -
Músicos nordestinos reagem contra propaganda de deputada bolsonarista
Termômetro da Política
Compartilhe:
Banda Cabruêra publicou nota de repúdio em seus perfis nas redes sociais

Não há um dia de sossego para quem vive das artes no Brasil. Se não sofre com a “queda” por ter um governo onde presidente da República e seus apoiadores perseguem o trabalho dos artistas, vem o “coice” dos bolsonaristas. Neste sábado (25), os músicos Tom Zé, José Miguel Wisnik e a banda Cabruêra lançaram nota de repúdio contra o uso inapropriado de suas músicas pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP).

A parlamentar, que é uma das mais aguerridas defensoras de Jair Bolsonaro (sem partido), utilizou as músicas como trilha para o filme publicado em seus perfis nas redes sociais. A publicação indicava suposto apoio dos nordestinos ao presidente.

“A Cabruêra se une a Tom Zé e José Miguel Wisnik e também vem denunciar e repudiar o uso indevido da nossa música em propaganda da dep. Carla Zambelli em peça publicitária mentirosa! O Nordeste e a Cabruêra não apoiam esse desgoverno fascista! Seremos resistência e vamos com certeza procurar os meios legais para acionar a Justiça! Fora Bolsonaro!!!”, diz a nota publicada pela banda Cabruêra.

Abalados

Tom Zé e José Miguel Wisnik se disseram “abalados com o uso da música Xique-Xique na propaganda de cunho eleitoral voltada para o presidente”. Abaixo, o vídeo de pronunciamento em protesto ao uso da música sem a devida autorização.

A deputada Carla Zambelli alegou que utilizou trecho curto das músicas, com tempo inferior a 32s, portanto, não feriu a Lei de Direito Autoral. O repúdio dos artistas, no entanto, vai além do uso. Causou mais indignação estarem associados a qualquer apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Compartilhe: