Geral -
Abaixo-assinado mobiliza desportistas contra o cancelamento do Bolsa Atleta 2020
Termômetro da Política
Compartilhe:
Manobra do governo federal pode deixar atletas por um ano sem salários (Foto: Abelardo Mendes Jr./ rededoesporte.gov.br)

Atletas, gestores e ex-ministros dos Esportes estão mobilizando desportistas de todo o país contra o cancelamento do edital 2020 do programa Bolsa Atleta, anunciado nesta quarta-feira (5) pelo secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães. Com a proposta de unificar os resultados esportivos de 2019 e 2020 para o edital de 2021, o governo federal faz uma manobra que pode deixar atletas por um ano sem o recebimento de salários.

O ex-ministro dos Esportes e deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) denunciou a manobra do governo em seu perfil no Twitter como um “crime contra o esporte brasileiro”.

Em outra publicação na mesma rede social, Orlando Silva convoca, além dos desportistas, toda a sociedade para participar do abaixo-assinado contra o cancelamento do edital 2020 do Bolsa Atleta. Para fazer parte, basta acessar este link.

Subscrevem o abaixo-assinado: Orlando Silva, deputado federal e ex-ministro do Esporte; Ricardo Leyser, ex-ministro do Esporte; George Hilton, ex-ministro do Esporte; Aldo Rebelo, ex-ministro do Esporte; Diogo Silva, atleta de Taekwondo; Joanna Maranhão, atleta da natação; e Vicente Neto, diretor da Sudesb.

Confira a íntegra do texto do abaixo-assinado:

Recebemos com preocupação o anúncio feito pelo governo federal sobre o cancelamento do edital do programa Bolsa Atleta no ano de 2020, um retrocesso que significará, na prática, o não pagamento de um ano de salários para atletas de alto rendimento de diversas modalidades esportivas.

O Bolsa Atleta, instituído pela lei 10.891/2004, é um dos maiores programas de patrocínio esportivo do mundo, política pública eficiente e consolidada, que se tornou referência no país e perpassa vários governos desde a sua criação, como um pilar fundamental da Política Nacional de Esporte.

O cancelamento do edital do Bolsa Atleta em 2020 mostra o descompromisso do governo com o esporte e os atletas brasileiros, além de significar um duro golpe que visa o desmonte das políticas públicas do setor.

Nós, abaixo-assinados, manifestamos nossa contrariedade e esperamos que o governo federal reveja a medida.

Compartilhe: