Política -
Debate reúne Dirceu, Lindbergh, Mercadante e Moara Correia
Termômetro da Política
Compartilhe:
Debate reúne Dirceu, Lindbergh, Mercadante e Moara Correia (Foto: Reprodução)

Um debate vai colocar frente a frente, nesta terça-feira (11), algumas das principais lideranças estudantis do país nos últimos 50 anos. Todos têm em comum o fato de terem sido ligados ao movimento estudantil e militam nas fileiras do Partido dos Trabalhadores. Trata-se de José Dirceu, Lindbergh Farias, Aloízio Mercadante e Moara Correia Saboia.

O debate, veiculado pelo Youtube, faz parte do ciclo de debates “Movimento Estudantil, a UNE e o PT: História e Futuro”, realizado e certificado pela Fundação Perseu Abramo. As inscrições para os debates estão abertas até o dia 24 de agosto. O evento desta terça-feira é alusivo ao Dia do Estudante. Além do debate de lançamento, o ciclo é formado por mais seis webinários reservados a inscritos, a serem transmitidos ao vivo nos dias 25 de agosto; 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro; e 6 de outubro, sempre às 21h.

Leia também: A Globo edita a Democracia que a convém

Os links serão divulgados aos inscritos posteriormente por e-mail. Por isso, os organizadores orientam os participantes a preencherem corretamente os dados no formulário de inscrição. Os debates abordarão o movimento estudantil universitário, com foco nas lutas do passado, de hoje e nos desafios do futuro, dialogando com as juventudes progressistas, mas também com a militância que vivenciou a resistência estudantil desde a década de 1960.

Pesquisadoras, dirigentes e lideranças que estiveram à frente da UNE nas últimas décadas vão se revezar em cada exposição. Todas essas lutas democráticas contaram com a participação vanguardista dos movimentos estudantis e da UNE, seja disputando a hegemonia nas universidades, formando quadros e lideranças, organizando e mobilizando a sociedade, muitas vezes sacrificando a vida pela democracia.

Veja o perfil dos debatedores

José Dirceu – líder estudantil entre 1965 e 1968, fundador e ex-presidente do PT, ex-ministro da Casa Civil;

Lindbergh Farias – ex-presidente da UNE (1992-1993), ex-senador e diretor da FPA;

Aloizio Mercadante, ex-presidente da Associação Atlética Acadêmica Visconde de Cairu e do Centro Acadêmico Visconde de Cairu (FEA/USP), ex-ministro-chefe da Casa Civil, da Educação e de Ciência e Tecnologia;

Moara Correia Saboia, ex-vice-presidenta da UNE (2015-2017) e integrante do Diretório Nacional do PT.

Compartilhe: