Internacional -
Deu Bolsonaro no New York Times
Termômetro da Política
Compartilhe:
Bolsonaro no New York Times é mais uma vergonha internacional para a imagem do Brasil
Bolsonaro no New York Times é mais uma vergonha internacional para a imagem do Brasil (Foto: Reprodução)

É notícia repercutir que o chefe de Estado de uma nação foi manchete na imprensa de outro país? Depende. No caso do Brasil, é notícia sim, e de sobra. Saiu estampado, uma página inteira de um dos jornais mais tradicionais do mundo dedicada aos escândalos do governo brasileiro. Deu Bolsonaro no New York Times! E a pergunta que se faz na mídia internacional é a mesma que continua sem resposta por aqui: por que a primeira-dama Michelle Bolsonaro recebeu R$ 89 mil de Fabrício Queiroz?

Não é novidade que a imagem do presidente Jair Bolsonaro lá fora é um desastre. Reflexo de um governo desastroso em diversos aspectos, e também de suas declarações desastrosas e anti-humanitárias desde quando era apenas um inexpressivo deputado que ocupava uma cadeira no Congresso Nacional sem produzir nada de relevante.

Leia também: O que fazer com R$ 89 mil?

Bolsonaro chama a atenção do mundo pelo desastre que tem sido seu governo na economia, nos direitos humanos, na educação, no meio ambiente e no enfrentamento à pandemia de covid-19. Não vivemos em uma bolha. Ações desastradas no Brasil afetam diretamente outros países. Por isso o mundo olha para cá de outra forma. Além de não ter mais o respeito de outrora, o Brasil de Bolsonaro preocupa as outras nações.

Não é a primeira vez que o presidente da República aparece de forma vexatória lá fora. Bolsonaro já virou até adjetivo, sinônimo de “burrice” na série mexicana “La Casa de las Flores” (disponível na Netflix). Também por conta dos graves crimes ambientais cometidos sob sua gestão, vez por outra é alvo de críticas da imprensa internacional.

Deu no New York Times

Assim como o “desastre Bolsonaro” não é novidade para a imprensa, também não causa surpresa a quem minimamente acompanha o noticiário internacional. Basta perguntar a qualquer familiar ou conhecido que more fora do Brasil. Por ter eleito Bolsonaro presidente, a imagem do nosso povo mudou perante os outros. Se éramos vistos como alegres e receptivos, hoje pesa sobre nós a marca do ultraconservadorismo e tudo o que envolve o bolsonarismo: machismo, homofobia, negação à ciência, repressão, tentativa de censura, exaltação a torturadores e incentivo à violência. “O que houve para que vocês elegessem um presidente como ele?” é o mínimo que se ouve dos gringos.

A reportagem publicada no jornal The New York Times serve para reafirmar a imagem negativa do presidente fora do Brasil e destacar o quão graves são as suspeitas de ilícitos envolvendo a família de Jair Bolsonaro. Confira abaixo a página inteira da publicação:

Compartilhe: