Geral -
Luciano Cartaxo entrega Prefeitura de João Pessoa com dinheiro em caixa e pagamentos em dia
Termômetro da Política
Compartilhe:
Luciano Cartaxo entrega Prefeitura de João Pessoa com dinheiro em caixa e pagamentos em dia.
Equilíbrio fiscal foi marca dos oito anos de gestão de Luciano Cartaxo à frente da Prefeitura de João Pessoa (Foto: Divulgação)

Mais do que a “casa arrumada”: Luciano Cartaxo entrega Prefeitura de João Pessoa com dinheiro em caixa e pagamentos em dia. Assim, o prefeito eleito da capital, Cícero Lucena (PP), receberá da atual gestão uma cidade pronta para o futuro.

Com uma administração eficiente, que conta com salários e precatórios em dia, fornecedores pagos, dívidas previdenciárias equacionadas e despesa com pessoal de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a cidade tem recursos em caixa da ordem de R$ 354 milhões, o que garante novos investimentos e a continuidade de diversas obras em execução por toda a cidade.

Leia também: Em fim de mandato, Cartaxo entrega mais uma praça em João Pessoa

Na manhã desta quarta-feira (2), o prefeito Luciano Cartaxo apresentou os nomes da equipe de transição e os dados para que a nova gestão mantenha o ritmo de obras e investimentos, além de garantir a manutenção de todas as conquistas dos últimos oito anos para os pessoenses.

“Vamos dar início ao processo de transição desejando boa sorte ao novo prefeito e equipe e garantindo que faremos este processo da forma mais transparente possível, como tem sido uma marca da nossa gestão. Vamos ofertar todas as condições para que o novo prefeito possa dar continuidade ao nosso trabalho, preservando o que a gente tem de melhor que é a qualidade de vida de nosso povo. Pensamos João Pessoa não por quatro ou oito anos, mas sim no futuro e, por isso, deixamos uma cidade pronta, com muitos investimentos e recursos para que ela seja cada dia melhor”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Prefeitura de João Pessoa com dinheiro em caixa

Através do programa João Pessoa Sustentável, Luciano Cartaxo deixa U$ 100 milhões para investimentos em governança, habitação, infraestrutura e meio ambiente. Dentro desta perspectiva, estão previstas a construção do Parque Socioambiental no antigo Lixão do Roger, a urbanização integrada de oito comunidades nas proximidades do Rio Jaguaribe, o Centro de Monitoramento, a modernização da gestão, o Governo Eletrônico e investimentos para tornar mais ágeis e acessíveis os serviços da Prefeitura, como a emissão de alvarás, Habite-se e Licença Ambiental.

A gestão, que se destaca na área da transparência de acordo com diversos órgãos de controle externo, também deixará montado um planejamento para a área da Saúde, o que inclui a reforma do Ortotrauma, a conclusão do Centro de Especialidades Odontológicas de Mangabeira, o Centro de Imagem do Hospital Santa Isabel, a Casa do Parto no Instituto Cândida Vargas e a inauguração dos serviços de Hemodinâmica no Santa Isabel.

Na Educação, área de grande destaque na atual gestão, Luciano Cartaxo entregou a primeira etapa do Centro de Educação Integrada (CEI), em Mangabeira, e deixa a segunda etapa com obras em andamento, além de projetos para a construção de mais três unidades do inovador complexo educacional. O novo gestor encontrará ainda 34 escolas em construção, requalificação, climatização e ampliação e a manutenção e ampliação de 85 creches. Obras em andamento também devem ter continuidade na área de praças e parques já que após entregar 66 equipamentos públicos de lazer, Luciano Cartaxo deixa mais oito praças em execução, o Parque das Águas em Mangabeira, o Parque da Bica, o Parque das Três Ruas nos Bancários e também o Ginásio Poliesportivo da Praça da Paz, no mesmo Bairro.

Mais investimentos assegurados

Na Infraestrutura, outra área que acumula avanços por todas as regiões da cidade, a exemplo dos 77,5 km de ciclovias e ciclofaixas, nova Avenida Passeio Epitácio Pessoa e mais de 15 mil pontos de LED implantados, já estão assegurados recursos para a implantação de mais 23 mil pontos de nova iluminação, um Terminal de Integração da Zona Sul e o novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana que já foi apresentado para nortear os próximos investimentos na Capital. Além dos mais de 300 km de asfalto já implantados, a nova gestão contará com recursos assegurados para mais 72,5 km de novo asfalto e, ainda nesta área, 50 ruas estão sendo pavimentadas, 46 estão prontas para ter a pavimentação iniciada e outras 106 devem ser licitadas em breve, todas elas com recursos garantidos.

Na Habitação, a gestão de Luciano Cartaxo deixará 1.444 unidades habitacionais em fase de conclusão das obras para garantir moradia digna para mais famílias, entre elas nos residenciais Vista Alegre e Vista Verde, além da Urbanização da Comunidade do ‘S’. Também estão previstas as reformas de cinco cozinhas comunitárias, a Casa Centro-Dia Adulto e o Centro Integrado da Assistência Social (CIAS), todas estas obras na área do Desenvolvimento Social e segurança alimentar. Mais obras para serem continuadas são a reforma e manutenção dos mercados públicos, a construção do novo mercado público do Castelo Branco, a construção da Feira livre do Colinas do Sul, a reforma dos centros comerciais e a aquisição do imóvel para a construção do novo Shopping Nações Unidas.

Carta de projetos

Luciano Cartaxo entrega Prefeitura de João Pessoa com dinheiro, e deixa ainda uma Carta de Projetos com obras que devem ser executadas pela próxima gestão como parte do planejamento atual como: Nova Hilton Souto Maior; Interligação das 3 ruas do bairro dos Bancários com a UFPB; 3a e 4a Etapas da Barreira do Cabo Branco; Parque Ecológico Sanhauá; Projeto de requalificação da R. Visconde de Pelotas; Projeto de requalificação da R. General Osório; Reforma do Cemitério do Cristo; Ligação Mangabeira-Valentina; Obra de acessibilidade do Mercado Central; Construção do Terminal Metropolitano; Reforma da Estação Ciência; Parque Quadramares; Vias de acesso no Centro Histórico; Reforma da Antiga Alfandega; Novo São José (Ponte, passarela, urbanização e habitação); Instalação da Escola de Gastronomia (Varadouro); Restauração da Antiga Fábrica de Gelo; Parque do Bessa e Reforma do Conventinho.

Equipe de transição

Lauro Montenegro – Secretário de Administração;
Adalberto Fulgêncio- Secretário de Saúde;
Ubiratan Pereira- Secretário de Transparência;
Sérgio Barbosa – Secretário de Finanças;
Roberto Wagner – Secretário de Planejamento;
Abelardo Jurema – Secretário de Meio Ambiente;
Adelmar Azevedo Régis – Procurador-Geral do Município;
Hildevânio Macedo – Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política.

Fonte: Assessoria

Compartilhe: