Geral -
Em Cabedelo, prefeito fecha casas de shows, mas mantém bares e restaurantes abertos
Termômetro da Política
Compartilhe:
O prefeito de Cabedelo, Vítor Hugo decidiu não estender a bares e restaurantes a decisão de fechar os estabelecimentos ligados à área de entretenimento.
Vítor Hugo diz que a atividade econômica não aguenta novo fechamento. Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Cabedelo, Vítor Hugo (DEM), decidiu não estender a bares e restaurantes a decisão de fechar os estabelecimentos ligados à área de entretenimento na cidade. O gestor divulgou vídeo nas redes sociais, nesta segunda-feira (7), para garantir que apenas as casas de shows e espetáculos serão fechadas. A medida atende a uma recomendação feita pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).

O prefeito disse que fará reunião na quarta (9) e na quinta-feira (10) com representantes de bares e restaurantes para buscar um acordo com empresários. Ele ressaltou que os que tiverem música ao vivo precisarão orientar as pessoas nas mesas a não se levantarem para dançar em frente ao palco.

Leia também: Cartaxo edita decreto mais restritivo e proíbe aglomerações em bares e restaurantes

“Vamos fazer uma fiscalização rigorosa, mas não vamos fechar estabelecimento nenhum. O setor produtivo já sofreu muito e se fechar novamente, muitos não vão conseguir abrir. Não é essa a nossa intenção. Nós não vamos agir arbitrariamente”, disse o prefeito. As recomendações são para o respeito ao distanciamento.

Cabedelo é a terceira cidade com maior número de casos da covid-19 na Região Metropolitana, com 3.753 casos e 85 mortes. A cidade fica atrás apenas de João Pessoa, com 37.895 e 1.089 mortes, e Santa Rita, com 3.827 casos e 171 mortes.

A recomendação do Ministério Público sobre proibir o funcionamento de casas de shows teve como base o novo cenário epidemiológico apresentado com aumento do número de casos e do índice de transmissibilidade na Grande João Pessoa. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste domingo, Cabedelo é a segunda cidade da Paraíba com o maior número de casos confirmados no comparativo com o sábado, perdendo apenas para a vizinha João Pessoa.

Vitor Hugo disse que o novo decreto, que será publicado nesta segunda-feira (7), eventos que não apresentaram previamente protocolo de segurança tais como espaçamento de mesas, o uso obrigatório de máscara, todos sentados, álcool em gel, 30% da capacidade do local, estarão todos cancelados

A decisão atinge dois eventos que entraram no radar de preocupação do promotor Francisco Bergson Gomes Formiga, que expediu a recomendação. Além do evento religioso “Vigília da Virada’, previsto para ocorrer às 22h do dia 05 de dezembro até as 05h do dia 06 de dezembro, no Forrock, o MP recomendou que a prefeitura de Cabedelo também suspenda o “Réveillon 7 Ondas, que deverá ser realizado no Unique Beach, na beira mar da praia de Camboinha.

Sem Réveillon

O prefeito de Cabedelo já havia anunciado a suspensão da tradicional festa de Réveillon com queima de fogos na orla, também como medida de preventiva para evitar a aglomeração de pessoas nas praias da cidade.

Segundo o comunicado, divulgado na última quarta-feira (2), a medida pelo cancelamento dos eventos é tomada após outras cidades circunvizinhas, como João Pessoa, também anunciarem o cancelamento de suas festas de Réveillon. Nas últimas semanas a ocupação de leitos de UTI na região aumentou, chegando a 64%, até a quarta-feira (1º).

Vitor Hugo também descartou a possibilidade de “lockdown’, ou seja, do fechamento do fechamento de estabelecimentos comerciais, estabelecido para impulsionar as medidas de distanciamento social. Ele garantiu que vai manter o diálogo com os comerciantes para diminuir a quantidade de pessoas nos locais e intensificar as medidas de prevenção à covid-19.

Compartilhe: