Geral -
Governador pede cuidado à população e diz que Estado tem plano de vacinação, mas não a vacina
Termômetro da Política
Compartilhe:
João Azevêdo diz que as pessoas precisam evitar aglomerações e riscos de contágio. Foto: Divulgação

O governador João Azevêdo (Cidadania) divulgou vídeo neste domingo (13) com um alerta: pede que as pessoas evitem aglomerações no fim de ano. O pedido foi para que se evite, inclusive, os encontros familiares que envolvam pessoas com as quais não se convive diariamente.

O alerta acontece em um momento crítico nas condições sanitárias da Paraíba. Praticamente todos os municípios sertanejos estão classificados com a bandeira vermelha ou laranja, as que inspiram maiores cuidados. Para se ter uma ideia da gravidade, a taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva no Sertão é de 93%.

Na mensagem, o governador diz que o plano de vacinação do Estado está pronto, mas alerta que ainda não existe uma vacina para ser aplicada. A declaração encontra ressonância na inércia do Ministério da Saúde que, até agora, não tornou público um plano de vacinação razoavelmente palpável.

“Nos últimos dias, aceleramos o trabalho, inclusive, estamos em contato com o Instituto Butantan, em São Paulo, para assegurar, se necessário, a compra das vacinas. Também mantemos contato com o Ministério da Saúde, cobrando um plano de vacinação nacional justo para todos os Estados”, pontuou.

Ele também destacou a ampliação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas três macrorregiões de Saúde do Estado e pediu à população para optar pelas celebrações virtuais durante os festejos de fim de ano para evitar o registro de novos casos da doença. “Evite fazer confraternizações. Reúna apenas as pessoas com quem você já convive”, recomendou.

Compartilhe: