Política -
Justiça ouve testemunhas do processo de impeachment de Wilson Witzel
Termômetro da Política
Compartilhe:
A Justiça ouve hoje as 27 testemunhas no processo de impeachment de Wilson Witzel, governador afastado do Rio de Janeiro.
Witzel foi denunciado por crime de responsabilidade (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Tribunal Especial Misto ouve hoje (17), a partir das 9h, as 27 testemunhas de acusação e de defesa no processo de impeachment de Wilson Witzel, governador afastado do Rio de Janeiro. A continuidade da ação foi aceita no dia 5 de novembro.

Leia também
Paciente de covid-19 tem maior risco de morrer na rede pública, alerta Maia
Previsão de R$ 1.088 mantém salário mínimo sem aumento real pelo segundo ano

O tribunal misto é formado por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais e presidido pelo desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O interrogatório do processo de impeachment de Wilson Witzel está marcado para amanhã (18), às 16h, ocasião em que deverá apresentar sua defesa. As duas sessões serão no Tribunal Pleno do TJRJ.

Witzel foi denunciado por crime de responsabilidade e está afastado desde 28 de agosto pelo prazo de 180 dias. Ele é investigado por suposta participação em fraudes na área da saúde.

A decisão do afastamento foi proferida pelo ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça. Pelo menos duas investigações foram levadas em consideração para a decisão. Trata-se da Favorita e da Placebo, ambas coordenadas pelo Ministério Público Federal. As duas foram desencadeadas em maio, tendo pessoas próximas ao governador como alvo.

Na operação que afastou o governador do Rio, também foram expedidos mandados de prisão contra o Pastor Everaldo, presidente do partido, e Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico. Outros alvos foram o ex-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Gottardo Neto, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT). Ambos com mandado de prisão.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe: