Política -
Wellington ganha queda de braço com Aguinaldo e emplaca afilhado na CBTU
Termômetro da Política
Compartilhe:
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) perdeu o comando da CBTU na Paraíba enquanto flerta com oposicionistas.
Aguinaldo Ribeiro está entre os contados para a disputa da presidência da Câmara. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

As articulações de Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) para chegar à Presidência da Câmara, ao que parece, começam a trazer prejuízos para ele na Paraíba. O parlamentar viu o comando da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) escorrer pelos dedos. Sai Paulo Barreto, aliado de Ribeiro, e entrega Rodrigo Bezerra Vieira, ligado a Wellington Roberto (PL). O futuro presidente da CBTU é hoje assessor parlamentar.

Leia também
Decreto: João Azevêdo restringe funcionamento de bares e restaurantes nas festas de Fim de Ano

A perda de espaço ocorre no momento em que Aguinaldo Ribeiro busca o apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a disputa na Câmara. Maia, não custa lembrar, tem adotado postura hostil ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Isso tem movido o gestor na busca por um aliado para a disputa. A preferência tem sido por outro integrante do Progressistas, o deputado Arthur Lira (AL).

Um fato que deve ser levado em conta é que Aguinaldo Ribeiro e Wellington Roberto disputam palmo a palmo os espaços de poder na Paraíba. Ambos são governistas, independente de quem esteja dando as cartas no Planalto. O caso da CBTU foi uma pequena amostra do que pode acontecer com os espaços ocupados pelo progressista caso avance rumo à oposição.

Aguinaldo Ribeiro, no caso da CBTU, perdeu o comando, mas manteve os aliados no órgão. Todos, inclusive Paulo Barreto, foram rebaixados. As informações de bastidores indicam que os indicados pelo progressista pediram transferência para o Rio de Janeiro. O Rio, no entanto, seria apenas uma parada para aproveitar a mudança das operações da capital fluminense para Brasília.

As mudanças em andamento devem ser publicadas nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU). Os espaços, no entanto, já foram definidos.

Compartilhe: