Política -
Aguinaldo sobra na curva e Baleia Rossi será o candidato do grupo de Maia
Termômetro da Política
Compartilhe:
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) sobrou na curva e não será o candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) a presidente da Câmara.
Aguinaldo Ribeiro não está mais entre os cotados para a disputa da presidência da Câmara. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) sobrou na curva. Ele não conseguiu as condições para a disputa da presidência da Câmara dos Deputados. O grupo de apoio do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fechou questão e Baleia Rossi será o candidato. O emedebista é o presidente nacional do partido e angariou para o projeto o apoio dos partidos de esquerda.

O emedebista conseguiu, inclusive, vencer parte da resistência levantada pelo PT, mesmo depois de a ex-presidente Dilma Rousseff ter se posicionado contra o apoio a um emedebista. Ela sustentou que o partido do ex-presidente Michel Temer (SP) não cumpre palavra. Já Maia, vale ressaltar, tinha preferência pelo nome de Aguinaldo Ribeiro. A falta de apoio do próprio partido acabou tirando as chances do progressista.

O PP lançou Arthur Lira (AL) para a disputa, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Isso fez com que o grupo se voltasse para a segunda via e por isso Baleia Rossi será o candidato. Ele foi escolhido após reunião com os partidos que compõem o bloco do presidente da Câmara, formado por DEM, MDB, PSDB, Cidadania, PSL e PV, além de siglas da oposição, como PT, PDT, PSB e PCdoB.

Os partidos de esquerda, inclusive, costuram contrapartidas para o apoio. Isso inclui espaço em comissões e vantagens para não serem engolidos pelos governistas. A rivalidade com o grupo bolsonarista ocorre no momento em que a tensão entre Rodrigo Maia e Jair Bolsonaro se intensifica. Os dois nunca foram aliados, mas recentemente têm externado um nível extra de hostilidade.

Aguinaldo, com isso, continua ocupando a liderança da maioria na Câmara dos Deputados.

Compartilhe: