Cultura -
Livro ‘Luta antifascista em tempos de pandemia’ começa a ser vendido no Sebo Cultural
Termômetro da Política
Compartilhe:
Organizado pelo filósofo Washington Rocha, o livro 'Luta antifascista em tempos de pandemia' começa a ser vendido no Sebo Cultural.
Obra reúne textos contra o presidente Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação)

Organizado pelo filósofo Washington Rocha, o livro ‘Luta antifascista em tempos de pandemia’ (Editora Sal da Terra, 106 páginas, 2020) começa a ser vendido nesta segunda-feira (28) no Sebo Cultural, em João Pessoa. A obra se propõe a ser um registro histórico de vozes que resistem ao governo do presidente Jair Bolsonaro, apontado pelo organizador como “fascista”.

O evento presencial de lançamento do livro foi adiado em decorrência da pandemia de covid-19, porém foi realizada uma transmissão ao vivo pelo Facebook na última quarta-feira (23) que contou com a presença virtual de parte dos coautores.

No lançamento, Washington Rocha destacou que “toda atitude contra o fascismo é válida”, e repudiou a forma como o governo do presidente Jair Bolsonaro aborda o período da ditadura militar. “Esse governo diz que o Doi-Codi [órgão subordinado ao Exército durante o regime] tratava bem seus prisioneiros. Tratava com tortura! Eu mesmo fui torturado. Outros aqui, também. Emilson [Ribeiro; estava presente na live] foi gravemente torturado. Quando estava no Doi-Codi, vi um homem ter seu corpo arrastado”, desabafou Washington Rocha.

Para o organizador do livro, está claro que o momento político requer uma união de forças, sejam de esquerda, centro, e até direita, para que se possa destituir o atual governo do poder e restabelecer a democracia no Brasil. “Não adianta em vez de lutar contra o fascismo, ficar se dividindo: ‘fulano votou em Bolsonaro’. Ora, se votou em Bolsonaro e agora está contra Bolsonaro, venha para cá!”, argumentou durante a transmissão ao vivo que marcou o lançamento do livro.

O jornalista Felipe Gesteira, editor no Termômetro da Política, contribui para o livro com dois textos publicados no site: Milhares de mortes na conta de Bolsonaro e Música de Chico César contra Bolsonaro amplia acirramento.

A obra reúne textos de Lourdes Meira, Calistrato, Martinho Campos, Eliseu Mariotti, Agamenon Travassos, José Mário Espínola, Telma Dias Fernandes, assim como do próprio organizador, Washington Rocha. Todos os textos foram produzidos neste ano de 2020, após o início da pandemia.

À venda também pelo site do Sebo Cultural, o livro ‘Luta antifascista em tempos de pandemia’ custa R$ 20 e tem preço promocional de R$ 50 para quem adquirir três exemplares.

Compartilhe: