Política -
Partido de João Azevêdo lidera ranking dos prefeitos empossados
Termômetro da Política
Compartilhe:
O partido de João Azevêdo (Cidadania), governador da Paraíba, é o que mais terá prefeitos empossados nesta sexta-feira (1º).
João Azevêdo (D) cumprimenta o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. Foto: Divulgação/PP

O partido do governador João Azevêdo (Cidadania) é o que terá o maior número de gestores empossados nesta sexta-feira (1º). Ao todo, 40 gestores sob a bandeira governista assumirão os cargos de prefeito nos municípios paraibanos. A marca é reflexo do governismo tradicional na política do Estado. Para se ter uma ideia, em 2016, o PSB do então governador Ricardo Coutinho elegeu 52 prefeitos. Passados quatro anos, longe do poder, ele terá quatro prefeitos empossados.

Pesou também contra Ricardo, enquanto liderança política, o fato de ter sido alvo da operação Calvário, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba. Dos quatro eleitos pelo PSB, um deles, Allan Seixas, de Cachoeira dos Índios, corre grande risco de não assumir o cargo. Ele está impedido pela Justiça, por ter tentado neste ano um terceiro mandato. A Legislação permite apenas dois. Ou seja, uma reeleição.

Veja também

Dia de posse: veja a lista de prefeitos que chegam ao poder
Cícero será empossado às 17h em solenidade restrita

Já o partido de João Azevêdo encontrou terreno fértil para crescer. A segunda sigla com maior quantidade de prefeitos eleitos foi o PSDB, com 27. Os tucanos são seguidos pelo DEM, que elegeu 25 prefeitos.

Confira a lista completa:

Partido          Cidades conquistadas

Cidadania        40

PSDB               27

DEM                25

PL                    22

PP                    22

REPU               17

PDT                 15

PSD                 12

MDB                10

Avante             6

PTB                  6

Podemos         5

PSB                 4

PROS              3

SD                   3

PSC                 2

PT                   1

Compartilhe:
Palavras-chave
empossamaioria