O partido do governador João Azevêdo (Cidadania) é o que terá o maior número de gestores empossados nesta sexta-feira (1º). Ao todo, 40 gestores sob a bandeira governista assumirão os cargos de prefeito nos municípios paraibanos. A marca é reflexo do governismo tradicional na política do Estado. Para se ter uma ideia, em 2016, o PSB do então governador Ricardo Coutinho elegeu 52 prefeitos. Passados quatro anos, longe do poder, ele terá quatro prefeitos empossados.
Pesou também contra Ricardo, enquanto liderança política, o fato de ter sido alvo da operação Calvário, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba. Dos quatro eleitos pelo PSB, um deles, Allan Seixas, de Cachoeira dos Índios, corre grande risco de não assumir o cargo. Ele está impedido pela Justiça, por ter tentado neste ano um terceiro mandato. A Legislação permite apenas dois. Ou seja, uma reeleição.
Veja também
Dia de posse: veja a lista de prefeitos que chegam ao poder
Cícero será empossado às 17h em solenidade restrita
Já o partido de João Azevêdo encontrou terreno fértil para crescer. A segunda sigla com maior quantidade de prefeitos eleitos foi o PSDB, com 27. Os tucanos são seguidos pelo DEM, que elegeu 25 prefeitos.
Confira a lista completa:
Partido Cidades conquistadas
Cidadania 40
PSDB 27
DEM 25
PL 22
PP 22
REPU 17
PDT 15
PSD 12
MDB 10
Avante 6
PTB 6
Podemos 5
PSB 4
PROS 3
SD 3
PSC 2
PT 1