Geral -
João Azevêdo garante logística para distribuição da vacina contra covid-19 em 24h
Termômetro da Política
Compartilhe:
Veículos refrigerados da Secretaria de Estado da Saúde estão prontos para levar a vacina a todas as regiões da Paraíba (Foto: Twitter/João Azevêdo)

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), anunciou no início da noite deste sábado, por meio de seu perfil no Twitter, que a logística para distribuição da vacina contra a covid-19 na Paraíba está pronta. Vale ressaltar que o anúncio do gestor não se restringe ao plano de vacinação. De acordo com o governador, a estrutura está preparada, na prática, para a primeira etapa da imunização, por todas as regiões da Paraíba, em menos de 24h. O Estado aguarda apenas a chegada da vacina.

Veja também
João Azevêdo defende que estados se unam para salvar vidas

“Os veículos refrigerados da Secretaria de Saúde que vão levar esperança em forma de vacina para todas as regiões da Paraíba já estão prontos. Assim que a vacinar chegar, será distribuída para todas as regiões em 24h”, publicou o governador João Azevêdo.

Estrutura e plano de vacinação

A Paraíba possui mil salas de vacinação, 12 centrais regionais de rede de frio e 11 veículos refrigerados para a distribuição nas 12 GRS. A logística do deslocamento das doses está pronta, com segurança garantida no translado.

Sobre o cronograma de vacinação, o plano está dividido em quatro fases. A primeira possui dois grupos e contempla a seguinte população: Grupo 1 – Trabalhadores de Saúde; povos de comunidades tradicionais quilombola; população indígena vivendo em terras demarcadas; e Grupo 2 – pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos.  

O registro das doses aplicadas será nominal e individualizado, por meio do número do Cartão Nacional de Saúde ou número do CPF do usuário. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estimula a população a baixar e usar o aplicativo de celular do Ministério da Saúde, o Conect SUS, para agilizar no processo de vacinação. A não apresentação do cadastro prévio e do aplicativo não será impeditivo ao ato de ser vacinado nas unidades de saúde. 

Sobre o estoque de seringas e agulhas, a Paraíba tem o suficiente para começar a primeira fase do plano. Além das 286 mil já disponíveis, a secretaria aguarda para os próximos dias a entrega de mais 272 mil seringas e agulhas e mais 1,8 milhão que serão entregues ao longo do período da campanha, assim como as doses da vacina.

Com informações da Secom-PB

Compartilhe: