Cultura -
Cícero cancela Folia de Rua e Carnaval Tradição de 2021
Termômetro da Política
Compartilhe:
Durante anúncio do cancelamento dos festejos de 2021, prefeito ressaltou planejamento para o ano seguinte (Foto: Sérgio Lucena/PMJP)

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), anunciou na manhã desta segunda-feira (18), em coletiva de imprensa, o cancelamento dos festejos carnavalescos da capital para este ano. Na oportunidade, o gestor ressaltou o entendimento científico sobre o contágio da covid-19 e garantiu início do planejamento para realizar, em 2022, um grande carnaval.

“Pela responsabilidade do cargo e pela abertura ao diálogo posso dizer como esse momento é importante.  A primeira convocada em uma decisão como essa precisa ser a ciência, que nos lembra da necessidade de suspender esta atividade, que é muito importante para nossa cultura, turismo e economia. Temos que ter a compreensão de que este não é o momento”, declarou.

Veja também
Após pressão, Pazuello volta atrás e anuncia início da vacinação nos estados

De acordo com Cícero, mesmo com a suspensão, foi assumido o compromisso de manter o diálogo com todos os que fazem a cultura. “Vamos estabelecer um calendário para prepararmos o próximo carnaval, quando esta etapa da pandemia deve estar vencida devido à vacina. Isso será preparado já a partir de agora”, garantiu.

Funjope irá oferecer oficinas e cursos ao longo do ano para integrantes de blocos carnavalescos (Foto: Sérgio Lucena/PMJP)

O diretor presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcos Alves, afirmou que o ano será marcado por oficinas, seminários e capacitação para o setor. “Este ato marca simbolicamente o silêncio provisório que teremos neste carnaval. Conversamos com o segmento e chegamos ao consenso de que é impossível fazer esta festa, mas vamos empenhar nossas energias em planejar o próximo evento”, explicou.

O representante das Ala-Ursas, Dal Zapata, afirmou que a cidade está vivendo um novo momento, com gestão diferenciada na área da cultura popular. “Percebemos que o prefeito está sensível às pequenas causas, à juventude e ao social. Esse será um carnaval diferente, mas pertinente para a cidade diante do contexto”, afirmou. O presidente do Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, falou sobre a dificuldade da decisão. “Não foi fácil, mas é preciso ter esse respeito ao próximo e agora, com habilidade e diálogo, vamos construir juntos um grande carnaval para 2022.

Ainda participaram da solenidade o vice-prefeito Leo Bezerra, os secretários municipais do Turismo, Daniel Rodrigues, e da saúde, Fábio Rocha, e os representantes da Liga das Escolas de Samba, Romero Nery.

Compartilhe: