Política -
Ministro da Saúde mente sobre recomendação para tratamento precoce da covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:
Logo após suas declarações falsas, ministro Eduardo Pazuello foi desmentido na imprensa e pelas redes sociais (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (18), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mentiu ao dizer que o governo nunca fez qualquer recomendação de tratamento precoce para a covid-19. Logo depois de sua declaração falsa, o ministro foi desmentido, tanto na imprensa, como por meio das redes sociais digitais.

Governo Bolsonaro é desmentido nas redes sociais

A própria escolha do ministro Eduardo Pazuello pelo presidente Jair Bolsonaro está diretamente ligada à conduta política do governo para o tratamento precoce da covid-19. Os dois ministros que antecederam Pazuello na pasta, Henrique Mandetta e Nelson Teich, saíram do governo por discordarem do presidente sobre o uso de medicamentos no tratamento da covid-19.

Não há comprovação científica de eficácia para o uso de hidroxicloroquina, ivermectina e demais fármacos que têm sido recomendados pelo governo federal. As principais autoridades sanitárias do mundo, assim como a Organização Mundial de Saúde (OMS), não reconhecem a eficiência de qualquer tratamento precoce para a doença.

Não é a primeira vez que o governo Bolsonaro é desmentido. No Twitter, publicações do presidente Jair Bolsonaro, do Ministério da Saúde e de parlamentares da base de apoio do governo têm sido identificadas como possivelmente enganosas ou potencialmente prejudiciais. As publicações foram marcadas e sofreram restrição de alcance. Todas abordavam o tratamento precoce para covid-19.

Compartilhe: