Geral -
Prefeitos de Pombal e Belém estão na mira do Ministério Público
Termômetro da Política
Compartilhe:
Dr. Verissinho e Dona Aline terão que comprovar junto ao Ministério Público que fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra covid-19 (Foto: Reprodução/Instagram)

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) divulgaram nesta quarta-feira (20) que estão apurando denúncias veiculadas na imprensa sobre a furada de fila na vacinação contra covid-19 por parte de dois prefeitos paraibanos: Dr. Verissinho (MDB), de Pombal, e Dona Aline (PDT), de Belém. No caso do prefeito de Pombal, tanto MPF quanto MPPB querem que o gestor comprove, por meio de documentos, que está incluído no primeiro grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19.

Veja também
Prefeito de Pombal fura fila e toma vacina contra covid-19

A outra denúncia veiculada na imprensa, que será apurada pelo MPPB, diz respeito à prefeita do município de Belém, que foi imunizada nesta quarta-feira. A promotora de Justiça do MPPB, Ana Maria Pordeus, informou que será instaurado procedimento administrativo para acompanhar a vacinação nos municípios de Belém, Caiçara, Dona Inês e Logradouro (onde tem atribuição na área da saúde) e apurar eventuais falhas e problemas na vacinação contra a covid-19. Os prefeitos e secretários de saúde dos quatro municípios serão notificados para prestar informações e esclarecimentos sobre o assunto. Dentro desse procedimento, será averiguado se a prefeita de Belém integra ou não grupo prioritário.

Grupos prioritários

De acordo com a “Estimativa populacional para a Campanha Nacional de vacinação contra Covid – 2021”, definida pelo Ministério da Saúde, os critérios para imunização são os mesmos para todos os municípios: 100% dos povos indígenas vivendo em terras indígenas; 100% das pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); e 34% dos trabalhadores da saúde.

Fonte: MPPB

Compartilhe: