Política -
Oposição critica fim de benefício no transporte público de Campina Grande
Termômetro da Política
Compartilhe:
A vereadora Dona Fátima considera preocupante o fim do benefício (Foto: Divulgação)

Talvez esta seja a primeira crise oficial enfrentada pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSDB) na Prefeitura de Campina Grande, já que o suposto escândalo dos ‘fura-filas’ da vacinação contra a covid-19 está sob investigação. Ao suspender a bonificação para passageiros do sistema de transporte público da cidade, o prefeito se deparou com insatisfação geral da população. O benefício foi adotado no segundo semestre de 2020. Diante da redução no número de passageiros nos ônibus da cidade, como uma das consequências da crise econômica causada pela pandemia, a gestão municipal propôs um subsídio para o setor que funcionava da seguinte forma: para cada passagem paga, a empresa asseguraria uma outra, de graça.

Veja também
Vereadores ouvem queixas sobre a qualidade do transporte público da capital

O prefeito Bruno Cunha Lima justifica que o erro foi dos vereadores da legislatura anterior que não previram o benefício no Orçamento do município para 2021. De acordo com a Prefeitura de Campina Grande, a gestão deverá apresentar “um estudo detalhado sobre o impacto econômico da bonificação nos cofres municipais, à médio e longo prazos, como também alternativas para à Prefeitura manter equilibrado o sistema de transporte público, sem que isso signifique um sacrifício extremo ao Município”.

Para a vereadora Maria de Fátima Melo da Silva (Podemos), o fim do benefício é preocupante. Dona Fátima lembrou que os usuários de Campina Grande já sofrem com uma passagem cara, e foram penalizados com a desativação do Sistema Integrado de Transporte Público, que garantia ao usuário se deslocar por toda a cidade, pagando apenas uma passagem, mesmo utilizando mais de um ônibus.

A Secretária de Desenvolvimento e Articulação Municipal da Paraíba, Ana Cláudia Vital do Rêgo, também lamentou o fim do benefício. “Isso mostra, além do descompromisso com os usuários, que pagam uma passagem cara, a incompetência entre os que comandam a administração municipal, que não garantiram a previsão orçamentária para a continuidade do benefício”, afirmou Ana Cláudia.

Compartilhe: