Geral -
Elaborado com apoio do Sebrae, guia orienta prefeitos sobre gestão pública
Termômetro da Política
Compartilhe:
Guia Novo Prefeito + Brasil apresenta orientações voltadas para os primeiros 100 dias de gestão (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de apoiar os novos gestores municipais do país durante seus mandatos, o “Guia do Novo Prefeito + Brasil”, elaborado pelo governo federal com apoio do Sebrae e de demais entes colaboradores do poder público, contém orientações, legislação atualizada e boas práticas de gestão, voltadas principalmente para os 100 primeiros dias da administração pública.

Divido em cinco eixos – Prefeito, Governança, Finanças, Social e Território – o guia dispõe de informações rápidas e práticas sobre recursos financeiros e consórcio para a gestão municipal, orientações sobre como usar a Plataforma +Brasil, modelos de planejamento estratégico, além de exemplos de boas práticas de transparência e prestação de contas. A iniciativa resultou, ainda, na produção de duas séries de vídeos – “Diálogos Federativos” e “De Gestor para Gestor” – com temas pertinentes aos primeiros 100 dias de mandato.

Veja também
Presidente do Senado promete votar reforma tributária em 2021
Governo define prioridades para Câmara e Senado

Para a analista técnica do Sebrae Paraíba, Nelijane Ricarte, o kit digital é de fundamental importância para os gestores. “Acreditamos que o guia pode contribuir com as lideranças em seus mandatos que se iniciam, já que disponibilizam atualização, informações e conhecimentos apropriados para o gestor. Além disso, acreditamos na importância do incentivo dos pequenos negócios em prol do desenvolvimento local. Neste sentido, o guia pode ajudar bastante nesse trabalho do desenvolvimento local”, enfatizou.

De acordo com a secretária especial de Assuntos Federativos, Deborah Arôxa, todo o material foi preparado para auxiliar os novos gestores municipais. “Acreditamos que essas informações possam contribuir para que os gestores reeleitos e novos prefeitos tenham a oportunidade de capacitar suas equipes, atualizar conhecimentos e contar com o apoio de instituições que possam mobilizar recursos em prol do desenvolvimento local”, destacou.

Gestão empreendedora

O Sebrae também é parceiro dos municípios e desenvolve iniciativas que contribuem para o desenvolvimento local com foco no empreendedorismo. Diante da pandemia da Covid-19 e do desafio de superar a crise, o Sebrae oferece oportunidades para os novos prefeitos e prefeitas participarem do “Programa Cidade Empreendedora”, onde recebem apoio para desenvolver ações direcionadas para a melhoria do ambiente de negócios nos municípios.

A entidade também reconhece, desde 2000, o trabalho de gestores comprometidos em criar condições favoráveis para o fortalecimento e crescimento dos pequenos negócios em suas regiões. O “Prêmio Prefeito Empreendedor” já alcançou quase 10 mil projetos inscritos, com 918 vencedores estaduais e 94 vencedores nacionais.

O guia pode ser baixado na íntegra, diretamente neste link. O material também pode ser encontrado no Youtube. Para conhecer mais sobre as iniciativas do Sebrae em prol do desenvolvimento local dos municípios, clique aqui.

Fonte: Sebrae

Compartilhe:
Palavras Chave
prefeitossebrae