Geral -
Fabricante da ivermectina diz que remédio é ineficaz contra a covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:
Medicamento vinha sendo indicado pelo governo federal, apesar de não ter eficácia comprovada contra a covid-19 (Foto: Reprodução)

Os defensores do “tratamento precoce”contra a covid-19 sofreram nova baixa na batalha que travam com a ciência. Em comunicado, a farmacêutica Merck, responsável pelo desenvolvimento da ivermectina, afirma que o medicamento não serve para tratar a doença.

A ivermectina é um vermífugo, eficaz contra parasitas, como piolhos, e mesmo sem comprovação científica para tratamento da covid-19, fazia parte do chamado “kit covid”, difundido pelo governo federal e amplamente defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No kit estão inclusos ainda hidroxicloroquina, azitromicina, nitazoxanida, além de vitaminas C, D e zinco.

Enquanto não havia eficácia comprovada cientificamente, o governo seguia indicando o remédio sob a justificativa de que deveria ser usado a critério médico. Defensores do tratamento precoce alegavam que não fazia mal. Agora, com o próprio fabricante dizendo de forma oficial que a ivermectina não serve para covid-19, não restam argumentos.

A íntegra do comunicado da Merck pode ser acessada aqui.

Compartilhe: