Cultura -
Festival anuncia datas e lança edital para artistas
Termômetro da Política
Compartilhe:
Nova edição será realizada entre 18 e 21 de março (Imagem: Divulgação)

O que começou como uma inquietação levantada por artistas e agentes culturais da Paraíba em março de 2020, em pouco tempo tomou proporções significativas. Entre março e maio de 2020, mais de 100 atrações se uniram de forma colaborativa para a realização do webfestival #EuFicoEmCasaPB. Agora, um ano depois, a celebração do aniversário vem em forma de um novo festival.

Realizado por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com recursos da Lei Aldir Blanc e do governo federal, o Festival #EuFicoEmCasaPB – 1 Ano acontece de 18 a 21 de março com transmissão ao vivo e gratuita pela Internet. Participarão do evento 16 escolhidos pelo público. O edital para inscrição dos artistas participantes já está disponível no site www.artistasdapb.com.br. Poderão participar atrações que se apresentaram em 2020 em qualquer uma das quatro edições do festival.

As inscrições para artistas se encerram às 0h do dia 22 de fevereiro. Após a inscrição, fica aberta a votação popular entre os dias 1º e 8 de março. Cada proposta selecionada receberá premiação de R$ 400. 

As transmissões acontecerão ao vivo no canal Artistas da Paraíba no YouTube.

Sobre o evento

A ideia surgiu começou num grupo de WhatsApp. Entre março e maio de 2020, o webfestival #EuFicoEmCasaPB agregou bandas, atores, dançantes e escritores para um grande movimento cultural durante o cenário atual de pandemia. A iniciativa foi idealizada pela produtora cultural Dina Faria, que deu o pontapé inicial para que artistas e agentes culturais se unissem pela conscientização da população em se precaver contra o novo coronavírus, principalmente a partir do distanciamento social. 

O festival apareceu como um alerta para a importância de ficar em casa enquanto mantém a classe artística viva, já que com comércios e eventos parados, a categoria, que vive de cachês e ingressos, é uma das grandes afetadas no cenário da covid-19. Através de “chapéu virtual”, o público pôde fazer doações de dinheiro para os artistas que vivem de suas artes em tempo integral. 

Juntando as quatro edições, o #EuFicoEmCasaPB alcançou 290.000 pessoas no Brasil, Espanha, Portugal e Argentina, além de contabilizar mais de 40 mil visualizações no YouTube. Durante as 60h de transmissão, 111 atrações se apresentaram no evento.

Em dezembro, o festival #EuFicoEmCasaPB venceu o Prêmio Criativos 2020 de João Pessoa – PB.

Serviço

O QUE? Festival #EuFicoEmCasaPB – 1 ano

QUANDO? 18 a 21/03/2021

ONDE? YouTube Artistas da Paraíba 

PREÇO: Gratuito

Acompanhe no Instagram: www.instagram.com/euficoemcasapb 

Compartilhe:
Palavras-chave
editalfestival