Geral -
Médico denuncia caso de hepatite medicamentosa causada pelo uso de ivermectina contra a covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:
Além de não servir contra a covid-19, o uso equivocado da ivermectina pode causar danos à saúde do paciente (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí)

O médico pneumologista e presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Fred Fernandes, denunciou, neste sábado (6), em seu perfil no Twitter, o caso de um paciente que contraiu hepatite medicamentosa devido ao uso de ivermectina no tratamento contra a covid-19.

“Muito triste ver uma pessoa jovem a ponto de precisar de transplante por usar uma medicação que não funciona em uma situação que não precisa de remédio algum”, publicou o médico.

O caso é gravíssimo. De acordo com a denúncia, o paciente é jovem, tinha sintomas leves da doença respiratória e, agora, por conta do erro na prescrição do remédio para o tratamento da covid-19, está a ponto de precisar de um transplante de fígado.

A ivermectina é um vermífugo, eficaz contra parasitas, como piolhos. A própria farmacêutica Merck, que desenvolveu o medicamento, alertou, em comunicado oficial, que o remédio não tem eficácia contra a covid-19.

O fármaco foi por muitas vezes recomendado pelo governo federal como um dos medicamentos que compõem o “kit covid” para o classificam como “tratamento precoce”, medida contrária a todas as recomendações científicas, das autoridades sanitárias e de órgãos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS). No kit estão inclusos ainda hidroxicloroquina, azitromicina, nitazoxanida, além de vitaminas C, D e zinco.

Compartilhe: