Política -
Vereadores denunciam falta de acessibilidade no Largo de Tambaú
Termômetro da Política
Compartilhe:
Desnível em calçamento, falta de acessibilidade, necessidade de ordenamento para o uso da orla e obras paralisadas foram problemas detectados no Largo de Tambaú (Foto: Olenildo Nascimento/CMJP)

Uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) visitou o Largo de Tambaú nesta sexta-feira (12). Alguns problemas encontrados foram desnível em calçamento, falta de acessibilidade, necessidade de ordenamento para o uso da orla e obras paralisadasA ação faz parte do projeto ‘Câmara Itinerante’, que tem percorrido locais da cidade para ouvir a população, levantar problemáticas a serem resolvidas nos bairros e levar as demandas ao Executivo.

Segundo o presidente da CMJP, Dinho Dowsley (Avante), estar presente nos locais da cidade faz os vereadores visualizarem os problemas em pontos específicos dos bairros. “Identificamos no Largo que o piso rebaixado prejudica a mobilidade, há necessidade de um posto policial e que haja um ordenamento do uso para que todos os usuários desfrutem o local”, elencou. Dinho ainda complementou, alegando que fala-se em interferir no trânsito do local, mas no projeto inicial é permitido o acesso de veículos leves pela orla, justamente para atender os hotéis e vans de turismo. 

Veja também
Projeto de lei propõe uso de maconha na medicina veterinária

“O poder público tem que fazer com que a disciplina reine aqui e que a gente tenha o melhor espaço para passear, se encontrar e praticar esportes”, acrescentou Zezinho Botafogo (Cidadania). 

Riscos para todos

O advogado e morador do bairro, Rafael Lucena, contou aos vereadores que o local precisa de reparos na infraestrutura. “Tem pontos em que a drenagem não foi feita, então temos poças de água, além do desnivelamento do piso. Cadeirantes não têm acesso de um lado e de outro da orla. Sem falar que não há respeito às faixas para ciclistas, skatistas, caminhantes e há a prática desses esportes até nas calçadas, facilitando o risco de acidentes com pedestres. Nos finais de semana, o desordenamento aumenta, mas durante toda a semana, se você vier no período da tarde e à noite, vai perceber que é mais grave”, assegurou Rafael Lucena.

Vereadores manterão rotina de visitas para solucionar demandas encontradas

Segundo Damásio Franca (PP), as visitas dos parlamentares a pontos da cidade vão gerar diversas formas de a Câmara Municipal interceder junto à Prefeitura quanto às necessidades dos bairros. “Essas visitas também podem render requerimentos, audiências públicas na CMJP, debates e projetos de lei, de forma a encontrar formas de a Câmara ser um elo entre a sociedade e o Executivo na resolução dos problemas”, garantiu. De acordo com a vereadora Eliza Virgínia, a intenção é de que a Câmara realize, pelo menos uma vez ao mês, visitas a pontos específicos da cidade, criando uma rotina de trabalho mais próxima dos cidadãos.

O grupo também fiscalizou as obras de contenção da falésia do Cabo Branco. Participaram da ação os vereadores Dinho (Avante), Eliza Virgínia (Progressistas), Carlão (Patriota), Zezinho Botafogo (Cidadania), Tarcísio Jardim (Patriota), Thiago Lucena (PRTB), Damásio Franca (Progressistas), Bispo José Luiz (PR), Coronel Sobreira (MDB). 

Fonte: CMJP

Compartilhe: