Cultura -
Funjope e Secretaria de Estado da Cultura discutem políticas em conjunto
Termômetro da Política
Compartilhe:
“É um fato relevante para formulação das políticas de cultura da cidade de João Pessoa”, comemora Marcus Alves (Foto: Divulgação/PMJP)

Uma reunião virtual histórica entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) marcou o início de uma parceria para valorizar a cultura local. Com a intenção de discutir o trabalho em conjunto, avaliar ideias e debater sobre a questão da Lei Aldir Blanc, esta foi a primeira vez que as secretarias se reuniram para pensar em projetos comuns em prol da cultura de João Pessoa.

“Essa reunião é histórica porque nunca se teve uma conversa entre Funjope e Secretaria de Governo do Estado no ambiente da cultura. Então, realmente, é um fato relevante para formulação das políticas de cultura da cidade de João Pessoa”, ressaltou o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves.

Veja também
Justiça revoga decisão e autoriza que Abrace produza medicamentos à base de cannabis

Durante a conversa online, ele explicou ao secretário de Cultura do Estado, Damião Ramos, a linha de política de cultura da Funjope, centrada na ideia de trabalhar o conceito da diversidade cultural em João Pessoa, valorizando o Centro Histórico, o território das praias, um circuito de cultura nas praças e o melhor uso dos equipamentos culturais que estão nos bairros, a exemplo do Alto do Mateus, Gervásio Maia e do Centro Cultural Mangabeira.

Foi discutido ainda o papel e o valor dessa interação com a Secretaria de Cultura do Estado no processo de restauração do Centro Histórico, tanto do ponto de vista das ações culturais como da restauração dos equipamentos da arquitetura e do urbanismo. “Pensamos bastante sobre integração pelo lado dos equipamentos de cultura, como o Pavilhão do Chá, se integrando ao museu que o Governo do Estado quer criar no Palácio. Também pensamos em interagir e integrar, por exemplo, o ambiente da Praça da Independência ao Museu da Cidade de João Pessoa. Enfim, partilhamos muitas experiências que podem ser construídas conjuntamente”, comemorou Marcus Alves.

“Foi um encontro exitoso e esse é o início de uma parceria. Essa é a primeira reunião e ela será multiplicadora. Tenho toda confiança de que Marcus Alves faça isso com todo esmero, cuidado, compreensão e entendimento, dentro do que necessita a classe cultural. Estaremos presentes in loco em determinados eventos da Secult e da Funjope, e esse é o direcionamento recomendado pelo governador João Azevêdo e pelo prefeito Cícero Lucena”, avaliou o secretário de Cultura da Paraíba, Damião Ramos.

Outra ideia é o processo de integração da cultura da região metropolitana de João Pessoa, envolvendo os municípios de Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Conde, Alhandra e Pedras de Fogo. “Discutimos isso bastante, porque temos muitos pontos em comum entre essas cidades e muitas manifestações de cultura que podemos trabalhar conjuntamente”, afirmou o diretor-executivo da Funjope.

Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc também esteve na pauta da reunião, inclusive formas de trabalhar em parceria para sensibilizar o Governo Federal a liberar recursos para serem usados em novos editais de cultura durante a pandemia. É a forma encontrada de socorrer emergencialmente os artistas, produtores e a comunidade cultural de um modo geral.

“Foi uma reunião muito boa”, resumiu Marcus Alves. Além dele e do secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos, participaram do encontro o chefe de gabinete da Funjope, Rivaldo Dias; o diretor de Ações Culturais, Antônio Alcântara; MôLima, diretor de Culturas Populares; Ricardo da Silva Almeida, diretor administrativo-financeiro da Funjope. Da Secult, participaram, entre outros, Mariah Marques Maciel, gerente de Articulação Cultural; e Lúcio Rodrigues, gerente do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC).

Fonte: PMJP

Compartilhe: