Política -
Lula livre e elegível: Fachin anula todas as condenações relacionadas à Lava Jato
Termômetro da Política
Compartilhe:
Ex-presidente Lula está apto a disputar as Eleições de 2022 (Foto: Ricardo Stuckert)

Além de livre, Lula agora também é elegível. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou hoje (8) todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato.

Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera seus direitos políticos e volta a ser elegível. Ele está apto a disputar as Eleições de 2022.

Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar os casos do ex-presidente. A decisão foi tomada no âmbito do Habeas Corpus (HC) 193726.

Na avaliação de Fachin, as ações não poderiam ter corrido em Curitiba, porque os fatos apontados não têm relação direta com o esquema de desvios na Petrobras. O ministro lembrou que diversos processos deixaram a Vara do Paraná ou mesmo seu gabinete pelo mesmo motivo, desde o início da Operação Lava Jato. O primeiro deles foi o caso Consist (Inq 4130). 

“Com as recentes decisões proferidas no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não há como sustentar que apenas o caso do ora paciente deva ter a jurisdição prestada pela 13ª Vara Federal de Curitiba. No contexto da macrocorrupção política, tão importante quanto ser imparcial é ser apartidário”, afirmou.

Em um dos pontos, Fachin lembra que as acusações contra Lula envolviam muito mais empresas do que a Petrobras. “A conduta atribuída ao ora paciente, qual seja, viabilizar nomeação e manutenção de agentes que aderiram aos propósitos ilícitos do grupo criminoso em cargos estratégicos na estrutura do Governo Federal, não era restrita à Petrobras S/A, mas a extensa gama de órgãos públicos em que era possível o alcance dos objetivos políticos e financeiros espúrios.”

Com isso, ficam anuladas as decisões de quatro processos: 5046512-94.2016.4.04.7000/PR (Triplex do Guarujá); 5021365- 32.2017.4.04.7000/PR (Sítio de Atibaia); 5063130-17.2018.4.04.7000/PR (sede do Instituto Lula); e 5044305-83.2020.4.04.7000/PR (doações ao Instituto Lula).

Agora, os processos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos quatro processos podem ou não ser validados e reaproveitados.

A decisão atinge o recebimento de denúncias e ações penais.

Em poucos minutos após a decisão, “Lula” já se tornara um dos termos mais comentados na internet.

Leia a íntegra da decisão.

Leia a íntegra da nota à imprensa divulgada pelo ministro.

Matéria alterada às 16h37 para acréscimo de informações

Com informações do G1 e do STF

Compartilhe: