Política -
TCE-PB lamenta a morte do ex-vice-governador e conselheiro aposentado Juarez Farias
Termômetro da Política
Compartilhe:
Juarez Farias foi vice-governador de João Agripino (Foto: Divulgação/TCE)

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (8), aos 87 anos, o conselheiro aposentado, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), e ex-vice-governador da Paraíba, Juarez Farias. Ele morreu em decorrência de complicações de um câncer diagnosticado em 2019. O presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Rodrigues Catão, e demais membros e servidores lamentaram com extremo pesar. O governador João Azevêdo (Cidadania) decretou luto oficial no Estado.

“A Paraíba perde um dos homens públicos mais conceituados da Paraíba e respeitado em todo o País”, disse o presidente do TCE.

Antônio Juarez Farias  era natural de Cabaceiras (PB), nascido em 23 de março de 1933. Economista e advogado, acumulou larga experiência de gestão pública e privada, em âmbito estadual, regional e federal. Foi secretário de Planejamento da Paraíba entre 1966 e 1969, e exerceu funções de diretor do antigo Banco Nacional da Habitação, do Banco do Nordeste, da Sudene e da Eletrobrás.

Juarez Farias foi a primeira pessoa contratada pelo economista Celso Furtado para o projeto de criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Foi vice-governador da Paraíba no governo João Agripino, com exercício do Governo por diversas vezes no período entre julho de 1970 e março de 1971. Integrou delegações brasileiras em congressos, reuniões e negociações junto a governos estrangeiros e organismos internacionais da Europa, Estados Unidos, Argentina, México, Panamá e Costa Rica.

Foi nomeado para o cargo de conselheiro pelo governador Ronaldo da Cunha Lima, em  8 de junho de 1991. E tomou posse no cargo em 30 de julho daquele mesmo ano. No cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba foi eleito presidente da Corte para o biênio 1995-1996. Presidiu, depois, a 1ª Câmara, no período 1999-2000; e assumiu, em 2001-2002, a Corregedoria do TCE. Aposentou-se no cargo de conselheiro em 2003.

O conselheiro ainda foi professor das disciplinas ‘Teoria do Desenvolvimento’ e ‘Elaboração e Avaliação de Projetos’ na Faculdade de Economia da Universidade Católica de Pernambuco de 1965 a 1967.

Escritor e historiador, em 2006 Juarez Farias foi eleito presidente da Academia Paraibana de Letras e, em 2008, foi reeleito para novo mandato de dois anos.

Fonte: TCE-PB

Compartilhe: