Justiça -
Queda de braço entre Vitor Hugo e moradores de Intermares e Poço por binário chega à Justiça
Termômetro da Política
Compartilhe:
Engarrafamentos constantes no desvio e pouco tráfego na orla após mudança de trânsito feita pela Prefeitura de Cabedelo (Foto: Felipe Gesteira)

De um lado, o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (DEM), alega que a mudança no trânsito do bairro de Intermares foi para o bem da população. Ele diz, sem dados a apresentar, que 90% dos moradores estão satisfeitos. Do outro, os moradores se queixam de transtornos causados pela mudança no trânsito e pedem que o prefeito volte atrás. Sem solução, a queda de braço que vem sendo travada desde fevereiro entre Vitor Hugo e a população foi parar na Justiça.

O grupo de moradores reunidos no Movimento Pró-Cabedelo-MOP entrou na Justiça com um pedido de tutela cautelar contra o prefeito Vitor Hugo com o objetivo de suspender a mudança no trânsito. Não é a primeira vez que os moradores tentam discutir a mudança com o prefeito. Já houve protestos e até abaixo-assinado.

A tutela cautelar tramita na 4ª Vara Mista de Cabedelo sob o número 0801092-92.2021.8.15.0731. No texto, os moradores alegam que foram surpreendidos com a mudança imposta de forma autoritária. “Todavia, no início do mês de fevereiro, a comunidade foi surpreendida com a alteração do trânsito de Intermares, que, ao invés de beneficiar os moradores, o binário do réu, alterou o tráfego em Intermares de tal maneira negativa e autoritária, que só complicou as vidas dos moradores”, diz trecho do documento.

Em seguida, o pedido ressalta que Vitor Hugo se recusa a discutir a questão. “Essa contradição indica que a luta da sociedade civil pra reverter esse equivocado e prejudicial binário, é justa, baseada em fatos que prejudicam os moradores, bem como resiste ao autoritarismo do réu, que se recusa a discutir esse binário e demais intervenções incômodas que ele quer fazer em Intermares”, e destaca ainda que a medida tem “bases frágeis”: “Destarte, há que concluir-se que o famigerado binário tem bases frágeis, seja do ponto de vista legal ou político, ensejando a este Juízo que tome as providências legais a fim de que o réu imediatamente anule o binário e retorne o trânsito ao que era antes”.

Mudança estava prevista

Em entrevista ao Termômetro da Política para reportagem publicada em 1 de março, Vitor Hugo alegou que a mudança estava prevista dentro do projeto de mobilidade urbana do município de Cabedelo. “Em relação ao binário de Intermares, deixo claro que para cidades com menos de 100 mil habitantes é lei federal ter que apresentar um projeto de mobilidade urbana, e assim nós estamos fazendo. E dentro desse projeto já existe a implantação do binário de Intermares, onde assim foi feito”, assegura.

Apesar de não apresentar dados referentes a qualquer pesquisa de opinião, Vitor Hugo defende que 90% dos moradores do bairro estão satisfeitos com a mudança. “Eu tenho total ciência de que mais de 90% dos moradores do bairro de Intermares são a favor do binário, e os 10% [insatisfeitos] são os moradores da avenida Oceano Atlântico e da rua paralela atrás, onde o fluxo de carros aumentou muito e as pessoas ficaram entristecidas, porque viviam num paraíso sem movimentação, e agora o fluxo de carros aumentou muito e isso traz um desconforto para aquelas pessoas que não estavam acostumadas”, afirma.

O prefeito disse ainda que as mudanças promovidas durante sua gestão à frente da Prefeitura de Cabedelo transformaram o bairro. “O bairro de Intermares deixou de ser aquele bairro pacato, cheio de buracos, cheio de lama e cheio de poeira, e se transformou num bairro 95% todo pavimentado, 50% asfaltado. Um bairro que se desenvolveu muito e hoje serve de exemplo para toda a cidade de Cabedelo e também para o estado da Paraíba como um bairro modelo”.

Compartilhe: