Geral -
Mesmo com alta demanda na pandemia, Lacen-PB mantém tempo médio de resposta em 48h
Termômetro da Política
Compartilhe:
Lacen-PB orienta população sobre coleta e entrega de resultados de exames (Foto: Ricardo Puppe/SES/Governo da Paraíba)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) é a unidade de referência, na Paraíba, para a análise das amostras coletadas para o diagnóstico da Covid-19. Mesmo com a alta demanda em decorrência da pandemia, o tempo médio de resposta após o recebimento da amostra na unidade é de 48h. A Secretaria alerta aos usuários que o serviço não funciona como posto de coleta, por isso não é aberto ao público.

O fluxo da vigilância laboratorial segue alguns critérios. O diagnóstico considerado padrão para a identificação do Covid-19 é realizado por meio da técnica de RT-PCR em tempo real, metodologia indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o diretor geral do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, os municípios são os responsáveis por realizar a coleta dos exames. Ele explica que a coleta é realizada em uma unidade de saúde, que providencia o registro de notificação nos sistemas de vigilância epidemiológica e a requisição do exame deve ser cadastrada no Gerenciador de Ambiente Laboratorial, o GAL.

Veja também
João Azevêdo fecha parceria com a Uber para transporte gratuito a quem for se vacinar

“Ao chegar no Lacen-PB, o setor de triagem verifica as condições da amostra e, em caso de conformidade, ela segue para as etapas de processamento no nosso setor de Biologia Molecular. Após a análise, os resultados são cadastrados no sistema do GAL e se os dados epidemiológicos estiverem notificados nos sistemas e-SUS ou SIVEP-Gripe, o resultado é liberado”, pontua.

Bergson Vasconcelos reforça que o paciente deve entrar em contato com a unidade de saúde onde realizou a coleta para ter informações e receber o laudo com o resultado. Ele afirma que, apesar do aumento de volume de exames, o Lacen-PB ainda mantém o tempo de resposta médio de 48h após o recebimento da amostra na unidade.

Em agosto de 2020, o Governo da Paraíba investiu em novas instalações para o laboratório, ampliando os serviços disponibilizados aos 223 municípios. Até o momento, o Lacen já realizou 134.004 exames para o diagnóstico da Covid-19. Destes, 46.956 tiveram o resultado detectável e 87.048 foram descartados.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: