Política -
ONU Mulheres e UnB promovem seminário sobre os desafios da participação política das mulheres
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Imagem: ONU Mulheres)

ONU Mulheres e o Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília/Núcleo de Pesquisa Flora Tristán realizam entre os dias 22 e 25 de março o evento virtual “Participação Política das Mulheres e Cotas no Brasil” com o objetivo de qualificar o debate sobre as cotas eleitorais e os desafios da participação política das mulheres no Brasil.

Com painéis diários transmitidos ao vivo no canal da ONU Mulheres no YouTube sempre às 17h30, o seminário reunirá um grupo de acadêmicas e acadêmicos, jornalistas e especialistas de diferentes áreas para uma série de debates que envolvem paridade política.

Veja também
LBV participa da 65ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, da ONU

O Brasil apresenta uma das menores taxas de representação feminina nos espaços de poder no mundo e na região, de acordo com dados apresentados no Mecanismo para acelerar a participação política das mulheres na América Latina e no Caribe (ATENEA), diagnóstico conduzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela ONU Mulheres que analisa os direitos políticos das mulheres. Criadas em 1995 para corrigir os desequilíbrios da representatividade política, as cotas eleitorais surgiram como expressão de garantia à igualdade de participação de mulheres e homens na política. Embora as cotas já existam há mais de duas décadas, as mulheres ainda são sub-representadas em posições de liderança e somente há pouco tempo foi possível ultrapassar o patamar de 10% de mulheres em cargos legislativos.

Realizado com apoio do jornal Folha de S. Paulo, o seminário aborda assuntos que estão no foco da 65ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW65), o maior encontro da ONU sobre igualdade de gênero e direitos das mulheres, que começou na segunda-feira (15) e segue até o 25 de março com o tema “Mulheres na vida pública: igualdade de participação na tomada de decisões, fim da violência, alcance da igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas”.

O encontro reúne os Estados-membros da ONU, organizações da sociedade civil e especialistas para construir um consenso e chegar a um acordo sobre um roteiro para avançar a igualdade de gênero. O relatório com o diagnóstico dos desafios para a participação das mulheres nos 25 anos que nos separam da realização da IV Conferência Mundial Sobre a Mulher de Pequim será lançado em português durante o seminário “Participação Política das Mulheres e Cotas no Brasil”.

O painel de abertura, dedicado a análises sobre os 25 anos de cotas eleitorais para mulheres no Brasil, terá exposições de Clara Araújo (UERJ), Danusa Marques (UnB), Luciana Lossió (ex-ministra do TSE) e Marlise Matos (UFMG), com mediação de Flávia Lima (Folha de S. Paulo), além da ONU Mulheres.

Na terça (23), a discussão sobre modelos de cotas e financiamento envolverão Carlos Machado (UnB), Flávia Rios (UFF), Lígia Fabris Campos (FGV-RJ), Luciana Oliveira Ramos (FGV-SP) e Fernanda Mena (Folha de S. Paulo). Já na quarta (24), análises regionais e globais sobre paridade política e democracia ficarão sob responsabilidade de Ana Carolina Querino (ONU Mulheres Brasil), Flávia Biroli (UnB), Drude Dahlerup (Universidade de Estocolmo) e Georgina Cárdenas Acosta (Universidad Nacional Autónoma de México), com mediação e Sylvia Colombo (Folha de S. Paulo). A programação se encerra na quinta (25), com uma oficina sobre mulheres, política e informação, ministrada por Isabel Clavelin (ONU Mulheres Brasil) e Suzana Singer (Folha de S. Paulo).

Veja a programação completa

Painel 1: Segunda (22/3), às 17h30 – 25 anos de cotas eleitorais para mulheres no Brasil

  • Expositoras: Clara Araújo (UERJ), Danusa Marques (UnB), Luciana Lóssio (ex-ministra do TSE), Marlise Matos (UFMG) e ONU Mulheres
  • Mediação: Flávia Lima (Folha de S. Paulo)

Painel 2: Terça (23/3), às 17h30 – Modelos de cotas e financiamento: gênero, raça e democracia eleitoral

  • Expositoras: Carlos Machado (UnB), Flávia Rios (UFF), Lígia Fabris Campos (FGV-RJ) e Luciana Oliveira Ramos (FGV-SP)
  • Mediação: Fernanda Mena (Folha de S. Paulo)

Painel 3: Quarta (24/3), às 17h30 – Democracia e paridade de gênero, onde estamos em termos globais e regionais

  • Expositoras: Ana Carolina Querino (ONU Mulheres Brasil), Flávia Biroli (UnB), Drude Dahlerup (Universidade de Estocolmo) e Georgina Cárdenas Acosta (Universidad Nacional Autónoma de México)
  • Mediação: Sylvia Colombo (Folha de S. Paulo)

Oficina: Quinta (25/3), às 17h30 – Mulheres, política e informação: Iniciativa Global Pacto de Mídia

  • Exposição: Isabel Clavelin (ONU Mulheres Brasil)
  • Mediação/Debate: Suzana Singer (Folha de S. Paulo)

Os painéis serão transmitidos no canal da ONU Mulheres no YouTube.

Fonte: ONU

Compartilhe:
Palavras-chave
onuonu mulheresunb