Geral -
Cícero visita postos de vacinação e recebe a primeira dose do imunizante contra a covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:
Vacinado, o prefeito Cícero Lucena reforçou o pedido para quem deve tomar a segunda dose (Foto: Divulgação/PMJP)

O prefeito Cícero Lucena (PP) repetiu neste sábado (27) a rotina de visitas e acompanhamento de postos de vacinação contra a covid-19 em toda a capital. Hoje, no entanto, chegou a vez do próprio prefeito receber a primeira dose da vacina, o que foi possível com a chegada da faixa etária prioritária aos 63 anos. O gestor recebeu o imunizante no Santuário Mãe Rainha, no Aeroclube.

“É motivo de muita alegria receber a vacinação. Já são mais de 100 mil pessoas vacinadas em nossa cidade e temos a certeza de que estamos no caminho certo e de que é isso que vai nos ajudar a vencer a pandemia”, afirmou Cícero. O gestor ainda reforçou o pedido para que quem já recebeu a primeira dose possa procurar o posto do Espaço Cultural para a segunda aplicação na data correta. “Só assim a imunização estará completa. Essa é a forma de cooperar com este trabalho intenso que têm feito os profissionais da saúde, aos quais dedico sempre meu agradecimento”, destacou.

Veja também
Brasil atinge marca de 3.600 mortes pela covid-19 em 24h e Fiocruz recomenda lockdown
Polícia Militar encerra festa clandestina e fecha bar no Sertão

O prefeito iniciou sua agenda nos postos de vacinação dos colégios Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias, e Papa Paulo VI, em Cruz das Armas. Em seguida ele esteve na Igreja Universal, na Epitácio Pessoa, onde há vacinação para pedestres ou drive thru. Em cada visita a equipe, formada ainda pelo vice-prefeito Leo Bezerra e os secretários municipais da Saúde, Fábio Rocha, e da Comunicação, Marcos Vinicius, procurou ouvir a população e os profissionais sobre o funcionamento e a organização no local.

O lanterneiro Manoel Oliveira, de 66 anos, procurou hoje a primeira dose no Bairro das Indústrias. Ele se emocionou por destacar o medo de pegar a doença, já que possui comorbidades. “Eu fico arrepiado, porque tenho dores no peito, falta de ar, perdi um irmão para a Covid e agora posso ficar um pouco em paz”, afirmou.

Em outra ponta, o dia começou com um misto de expectativa e alívio para o funcionário público Luiz Gonzaga, de 63 anos. Ele foi um dos idosos a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado no posto instalado na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, em Tambauzinho. “Muito feliz, pois estava ansioso para chegar esse dia. É uma sensação de alívio e segurança, pois além de estar protegido, vou proteger também as pessoas de minha família”, contou. Luiz Gonzaga elogiou a estrutura montada pela prefeitura no local e destacou a organização e receptividade dos profissionais que atuam na vacinação.

Aplicativo

O vice-prefeito Leo Bezerra (Cidadania) destacou a redução das filas e do tempo de espera em muitos pontos, lembrando o lançamento das ferramentas de agendamento on-line. “É uma satisfação acompanhar esse trabalho e todos estão se esforçando pela agilidade na aplicação. E o aplicativo se mostrou um grande sucesso, as pessoas já chegam e são vacinadas diretamente. Quem ganha com isso é a população”, avaliou. O pré-cadastro pode ser feito pelo aplicativo Vacina João Pessoa (disponível na loja Play Store para celulares com sistema Android) ou no site vacina.joaopessoa.gov.pb.br.

Segunda dose

Para quem vai tomar a primeira dose, a vacinação está sendo feita em um dos 15 ginásios de escolas, das 8h às 12h, ou a um dos três postos do tipo drive-thru montados no Mangabeira Shopping; Igreja Universal do Reino de Deus, na Epitácio Pessoa; e no Santuário Mãe Rainha, no Aeroclube, das 9h às 15h.

Os idosos e profissionais de saúde que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac/Butantan até o dia 28 de fevereiro podem receber a segunda dose do imunizante a partir deste sábado (27), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, das 9h às 15h.

Foi lá que a aposentada Maria de Jesus Martins de Souza, moradora do bairro, recebeu a última dose da vacina contra o coronavírus. “É muito importante que todos se vacinem e aqueles que já tomaram a primeira dose procure o posto para garantir a segunda dose”, lembrou.

Documentação necessária

Para ter acesso à vacinação, todas as pessoas terão de apresentar um documento com foto e o comprovante de residência em João Pessoa. Os que vão tomar a segunda dose também devem apresentar o cartão de vacina Covid com a primeira dose. Já os trabalhadores de saúde devem portar declaração do local de trabalho, contracheque ou carteira do conselho profissional e a cópia do cartão de vacina Covid com a primeira dose.

Postos de vacinação

1ª dose, em ginásios da Capital (das 8h às 12h)

Distrito Sanitário I
Escola Municipal Lynaldo Cavalcante – Rua da Ação, s/n, Bairro das Indústrias;
Escola Municipal Anayde Beiriz – Rua Cajazeiras, s/n, Bairro das Indústrias;
Escola Municipal Papa Paulo – R. Dep. José Tavares, s/n, Cruz das Armas.

Distrito Sanitário II
Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega – Rua Elias Cavalcanti de Albuquerque, s/n, Cristo;
Escola Municipal Lúcia Giovanna – Rua Severino Vicente Amorim, s/n, Colinas do Sul;
Escola Municipal Dep. Fernando Milanez – Rua Alberto de Miranda Henriques, quadra 56, Gramame.

Distrito Sanitário III
Escola Municipal Dom Helder Câmara – Rua Joamir Severino dos Santos, s/n, Valentina;
Escola Municipal Luiz Vaz de Camões – Rua Josefa Taveira, s/n, Mangabeira IV;
Escola Municipal Radegundis Feitosa Nunes – Rua Cândido Formiga, s/n José Américo.

Distrito Sanitário IV
Escola Municipal Luz Augusto Crispim – Avenida Tancredo Neves, s/n, Bairro dos Ipês;
Ginásio Ivan Cantisani – R. Juvêncio Mangueira Carneiro, Tambiá;
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Rua Primeiro de Maio, Jaguaribe.

Distrito Sanitário V
Escola Municipal Leonel Brizola – Rua Maria Caetano Fernandes de Lima, 488, Tambauzinho;
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega – Rua Ubirajara, 36, Manaíra;
Escola Municipal Chico Xavier – Rua Elesbão Santiago, s/n, Bessa.

1ª dose (das 9h às 15h)
Mangabeira Shopping: Rua Hilton Souto Maior, Mangabeira (drive/pedestre)
Santuário Mãe Rainha: Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, s/n – Aeroclube (drive/pedestre)
Igreja Universal do Reino de Deus: Avenida Epitácio Pessoa, 2000 – Expedicionários

2ª dose (das 9h às 15h)
Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho

Fonte: PMJP

Compartilhe: