Geral -
Televisita aproxima familiares e pacientes internados com covid-19 na Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:
Mais de 3.300 famílias já receberam notícias de seus familiares por meio da televisita (Foto: Divulgação/Secom-PB)

Alívio. Esse é o sentimento de quem recebe diariamente uma chamada de vídeo com informações sobre um parente internado, durante a pandemia da covid-19. No Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, há pouco mais de um ano, 3.336 famílias receberam informações dos seus parentes através da televisita. Agora este serviço está disponível para os pacientes internados pelo novo coronavírus. 
 
Quando a situação é relacionada à covid-19, a angústia pode ser ainda maior, como descreve Michele Freitas, que está com sua mãe internada na UTI Covid. “É um bálsamo ouvir informações sobre a minha mãe, mesmo sabendo que seu estado de saúde é grave e requer bastante cuidado. Vê-la e ouvir a opinião médica neste momento doloroso e incerto, acalma a minha alma e traz alento ao meu coração. Tenho muita fé que venceremos juntas essa guerra”, explicou emocionada.

Veja também
Prefeitura de João Pessoa lança auxílio emergencial para artistas e trabalhadores da cultura
 
Para o diretor geral da instituição, Laecio Bragrante, as televisitas surgiram como uma motivação para pacientes, familiares e, inclusive, a equipe multidisciplinar, que atua na linha de frente na assistência. “A ferramenta é muito útil para a retomada do contato, permitindo que a família acompanhe o tratamento do paciente, mesmo sem estar presente fisicamente. Já a equipe consegue sentir as mudanças no humor e oferecer mais conforto a quem está recebendo os cuidados no hospital”, ressaltou.
 
Segundo a coordenadora da televisita, Janine Coelho, a maior importância é manter o elo familiar do paciente. “Com as televisitas, conseguimos aproximá-los de seus familiares e a gente sabe que isso traz inúmeros benefícios, tanto na recuperação, quanto na informação à família. Além disso, revigora a equipe ao presenciarmos cenas envolvendo lágrimas, corações acelerados e gratidão, apenas por ouvirem uma voz conhecida. Isto nos impulsiona a continuar este lindo projeto”, salientou.
 
Eduarda Medeiros, que integra a equipe da televisita, disse que este projeto acrescentou em vários aspectos de sua vida. “Ao realizar as chamadas de vídeo diariamente – apaziguando a dor da distância física dos familiares -, aprendi o valor de ser solidária e a vibrar com cada superação dos pacientes internados. Esse aprendizado levarei por toda a minha vida”, enfatizou. 

Serviços

No Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena funciona desde 19 de março de 2020, os serviços de Televisita e Plantão de Notícia Familiar, com o objetivo de tornar o atendimento ainda mais humanizado, mesmo com todas as circunstâncias da Covid-19. 
 
O Plantão de Notícias Familiar funciona 24h, todos os dias da semana e feriados. Já as Televisitas acontecem com os médicos intensivistas e clínicos em horários previamente determinados. São realizadas chamadas de videoconferência, ou seja, chamada de vídeo a beira leito.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: