Geral -
Sebrae Paraíba promoverá encontros on-line com lideranças do trade turístico
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Sebrae-PB)

Fortalecer a governança da área do turismo, focando no relacionamento das lideranças do trade turístico. Esta é a proposta de uma série de encontros virtuais de iniciativa do Sebrae Paraíba em parceria com o Governo do Estado, prefeituras municipais de João Pessoa, Cabedelo e Conde e instituições ligadas ao turismo, como Fecomércio, ABIH-PB, Abrasel-PB e Abav-PB. Com o tema “Governança ativa para um novo cenário do turismo da Paraíba”, o evento é voltado às lideranças do trade turístico da Região Metropolitana de João Pessoa e o primeiro encontro será realizado na próxima terça-feira (13), das 16h às 18h, via plataforma Zoom.

Diante de um cenário econômico de incertezas, decorrentes da crise provocada pela pandemia da covid-19, o objetivo dos encontros é fortalecer o turismo local, de acordo com o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim. “O principal objetivo é a construção de um processo de governança estratégica do turismo, por meio de um pacto que envolva os agentes privados, públicos e a sociedade, e seja capaz de construir, promover e gerir uma agenda estratégica de desenvolvimento sustentável do turismo para 2025. Se não podemos alterar o presente, podemos, de forma integrada e colaborativa, construir o futuro. Entendendo os efeitos das turbulências e as incertezas do momento atual, surgem novas perguntas a serem respondidas na construção do futuro desejado”, destacou o diretor.

Veja também
Equipe de Juliette convoca população para tomar a segunda dose da vacina contra covid-19

Os encontros serão coordenados pela consultora empresarial em turismo Anya Ribeiro, cujo trabalho é feito em conjunto com a turismóloga Adriana Girão. “Iniciaremos, através destes três encontros, um movimento de organização cooperada e integrada do setor, visando fomentar soluções criativas para promoção e comercialização dos serviços e produtos turísticos, na perspectiva de uma retomada sustentável dos negócios da cadeia de atividades do turismo sustentável”, afirmou Ribeiro.

O secretário de Turismo da Capital, Daniel Rodrigues, afirmou que a situação atual de crise que atinge tanto a saúde quanto a economia está sendo acompanhada de perto. “É uma situação mundial, ou seja, todos estão sofrendo com a pandemia. Estamos com a demanda contraída e eu acredito que irá se reverter à medida que a vacinação avançar. Estou esperançoso. No entanto, o momento atual deve ser de planejamento da retomada e união do trade turístico para podermos gerir a crise. É preciso preparar a infraestrutura e qualificar a mão de obra. É preciso união em tempos difíceis como este”, salientou.

A expectativa é que os encontros contem com a participação de representantes de entidades como Convention Bureau de João Pessoa, Singtur-PB, Câmara Empresarial de Turismo, Senac, Senai, Senar, Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa, Associação dos Catamarãs da Praia do Jacaré, Comtur João Pessoa, Abrajet-PB, Sindicato das Empresas de Turismo da Paraíba, entre outros.

Fonte: Sebrae-PB

Compartilhe:
Palavras-chave
sebraeturismo