ads
Cultura -
Grupo lança podcast para divulgar história de mulheres no samba
Termômetro da Política
Compartilhe:
Podcast idealizado pelo grupo Samba Se Ata pretende fortalecer as vozes e as histórias das sambistas (Foto: Divulgação)

O grupo Samba Se Ata lança nesta terça-feira (13) o podcast “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras”, uma proposta que visa a valorização feminina no samba. A gravação é um projeto contemplado pela lei de emergência cultural Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Serão cinco episódios a cada dois dias, a partir de amanhã, disponibilizados gratuitamente nas principais plataformas de áudio. Cada programa conta com entrevista exclusiva, apresentada com o revezamento entre as integrantes do Samba Se Ata e mulheres que estão na cena pessoense desse gênero musical. Os episódios abordam a trajetória, biografia e contribuições musicais de compositoras essenciais do samba, desde as matriarcas até as contemporâneas.

“As mulheres também qualificaram e deram voz de resistência ao som do samba como esta manifestação popular brasileira, mas esse patrimônio imaterial da cultura brasileira ainda é um segmento artístico priorizado e hegemonizado pelos homens tanto nas referências históricas quanto na execução cultural”, disse Letícia Carvalho.

Veja também
Currículo Lattes terá área específica para registro de licença-maternidade

Para a integrante Jadsely Santos, a ideia do podcast é enaltecer a memória e relevância que as mulheres de samba detêm no segmento da música para além da posição de cantora e dançarina. “A gente quer mostrar com o histórico e a produção atual que esta linguagem artística também é espaço para as mulheres, fazendo girar a determinação de apenas um lugar para as mulheres na roda de samba”, comenta Jadsely.

O podcast pretende fortalecer as vozes, histórias e músicas não só das personagens abordadas e do próprio grupo Samba Se Ata, mas também das oito entrevistadas ao total. “Queremos fortalecer os nomes de grupos e carreiras de sambistas mulheres e incentivar o aprendizado e desenvolvimento de musicistas, instrumentistas e compositoras para equalizar a participação das mulheres sambistas na cidade de João Pessoa, enquanto opção de geração de renda e trabalho para todas as pessoas envolvidas nesta cena cultural pessoense”, afirma a integrante Suzany Silva.

Confira a programação do “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras”

Episódio 1 – 13/04
Samba da Bahia e Samba de Terreiro
Bruna Teixeira e Helô Uehara falam sobre Ganhadeiras de Itapuã e Dona Dalva

Episódio 2 – 15/04
Precursoras do Samba
Nara Santos fala sobre Tia Ciata, Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara

Episódio 3 – 17/04
Roda de Samba
Polyana Resende e Ana Regina falam sobre Jovelina Pérola Negra e Teresa Cristina

Episódio 4 – 19/04
Mulheres e Escola de Samba
Gláucia Lima fala sobre Beth Carvalho e Leci Brandão

Episódio 5 – 21/04
Samba, mulher e política
Cida Alves e Nathalia Bellar falam sobre Carolina Maria de Jesus

Sobre o grupo Samba Se Ata

Samba Se Ata é formado por Bruna, Dora, Deyse, e pelos mais diversos tipos de mulheres. Negras, mães, lésbicas, bissexuais e heterossexuais, instrumentistas e compositoras. A banda ocupa a cena do samba pessoense, em corpo e escolha do repertório, com a intenção de romper a hegemonia masculina da cultura sambista. “Nós queremos propor o protagonismo das mulheres nas rodas de samba públicas, coletivas e comunitárias”, comenta Bruna Teixeira.

O Samba Se Ata começou em 2016, numa reunião de amigas provenientes de vários lugares do país e que escolheram João Pessoa como morada. Todas compartilham do mesmo amor pelo samba e da constante indignação causada pela ausência de mulheres nas rodas de samba enquanto protagonistas da musicalidade. “Foi dos encontros de fim de semana, sempre com muito batuque e cantoria, que a gente desenvolveu o desejo de aprender mais sobre o samba, tanto histórica quanto tecnicamente e começasse a tocar publicamente”, lembra a cantora Tessy Priscila.

O grupo antes se apresentava com o nome de Tia Ciata Samba Clube, homenagem direta à matriarca do samba cuja história está intimamente ligada ao surgimento do samba carioca.

Fonte: Assessoria de imprensa do grupo Samba Se Ata

Compartilhe:
Palavras-chave
funjopepodcastsamba