Política -
Milton Ribeiro demite presidente da Capes
Termômetro da Política
Compartilhe:
Benedito Aguiar faz questão de ressaltar que além de presidente, é ex-bolsista da Capes (Foto: Reprodução/YouTube/Capes)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou hoje (12), por meio de seu perfil no Twitter, a demissão do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Aguiar. Em nota, o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que responde pelo MEC não deu qualquer explicação sobre o motivo da troca no comando da Capes.

“Informo que será publicada hoje a exoneração do Prof. Benedito Guimarães, presidente da Capes. Agradeço o trabalho realizado nesse período. Informo que o próximo presidente da Capes será um profissional de perfil técnico e acadêmico, cujo nome será divulgado oportunamente”, publicou Milton Ribeiro.

Veja também
Currículo Lattes terá área específica para registro de licença-maternidade

O atual presidente da Capes é professor titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande, foi Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UFPB de 1989 a 1993 e Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFPB e UFCG de 1997 a 2005. Benedito Aguiar é graduado e mestre Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba e doutor pela Technische Universität Berlin, Alemanha. De março de 2011 a fevereiro de 2020 foi Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Benedito Aguiar faz questão de ressaltar que também foi bolsista da Capes. Ferrenho defensor da ciência, da pesquisa científica e do fomento à pesquisa por parte do governo, Aguiar diz, em vídeo institucional divulgado em 23 de março em virtude da celebração dos 70 anos da instituição, que o investimento nos pesquisadores elevou a qualidade das universidades no Brasil.

“A Capes foi muito importante na minha vida acadêmica e na minha vida profissional. Se nós não tivéssemos tido ao longo desses anos o investimento que foi feito na formação de pessoal altamente qualificado, a universidade brasileira não estaria no patamar em que se encontra hoje”, disse Benedito Aguiar. Confira abaixo o vídeo completo.

Compartilhe: