ads
Política -
Senado aprova inclusão de gestantes e puérperas nos grupos prioritários da vacinação contra covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:
Projeto de Lei aprovado no Senado segue agora para votação na Câmara dos Deputados (Foto: Jerry Lai/Flickr)

O Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira (13/04), a proposta da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) para priorizar gestantes e puérperas no programa de vacinação contra a covid-19. A proposta da senadora (PL 930/2021) foi acatada como emenda do relator na votação do Projeto de Lei 1.315/2021, que restabelece a Lei de Combate à Pandemia (13.979/2020), com vigência até dezembro passado.

A senadora Daniella Ribeiro já havia solicitado ao Colégio de Líderes do Senado incluir a sua proposta na pauta de votação diante da urgência em atender este grupo de mulheres. O projeto teve o apoio da bancada feminina “É muito grave a situação, sim. Hoje mesmo recebemos notícias de leitos 100% lotados, com grávidas e bebês também”, disse a senadora.

A sugestão para incluir as gestantes e puérperas na lista de prioridades de vacinação contra a covid-19 foi do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) que deu apoio à luta da senadora Daniella Ribeiro para aprovar a proposta. O relator do PL 1.315/2021, senador Carlos Fávaro (PSD-MT) acatou a sugestão. Segundo a senadora, esta alternativa foi uma forma de atender este grupo de mulheres com mais rapidez.

Risco

Daniella Ribeiro lembrou que as mulheres grávidas correm mais risco de desenvolver formas graves de Covid-19. O American Journal of Obstetrics and Gynecology registrou que o risco de morte nas pacientes que aguardam um bebê é 13 vezes maior em relação a outros indivíduos na mesma faixa etária. Os nascimentos prematuros são 45,4% mais frequentes entre as pacientes com quadro severo ou crítico de covid-19.

Os estudos comprovam ainda que as alterações fisiológicas naturais durante a gravidez e mudanças metabólicas e vasculares em gestações de alto risco podem agravar o quadro clínico da covid-19. Essas mudanças fisiológicas, de acordo com os cientistas, abrem a porta para impactos advindos do vírus. “As gestantes internadas por problemas respiratórios apresentaram maior chance de comorbidade ou condições subjacentes, como asma, hipertensão, diabetes tipo 2, doença autoimune e obesidade”, disse a senadora.

Daniella Ribeiro agradeceu o apoio dos senadores que acompanharam a sua luta para que a proposta fosse pautada. O Projeto de Lei 1.315/2021 foi aprovado no plenário do Senado e encaminhado para votação na Câmara dos Deputados.

Fonte: Assessoria de imprensa da senadora Daniella Ribeiro

Compartilhe: