Geral -
Testagem para a covid-19 segue no estacionamento da Câmara de João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:
Ação acontece até amanhã, mas expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar o serviço para as próximas semanas (Foto: Divulgação/CMJP)

A Câmara Municipal de João Pessoa, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, dá prosseguimento nesta quinta-feira (15) à realização de testes rápidos e de RT-PCR/SWAB para detecção da covid-19. Os testes são oferecidos gratuitamente e estão sendo feitos das 9h às 12h no estacionamento do Legislativo Municipal que fica localizado na Rua Rodrigues de Aquino.

Na estrutura montada e que dispõe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde são realizados testes rápidos e o RT-PCR /SWAB para detectar a presença do novo coronavírus no organismo ou mesmo se a pessoa já teve a covid-19.

“As pessoas que estão assintomáticas são orientadas a fazer o teste rápido que sai em até 15 minutos e que detecta a presença do anticorpo IGG, em caso dela já ter tido a doença, ou se ela está infectada naquele momento, através da presença do IGM. Já para aquelas pessoas que apresentam sintomas da doença o teste indicado é o SWAB, em que é feita a coleta do material no local, no entanto esse material é levado para análise em laboratório, com a entrega do resultado em até 72 horas”, afirmou a enfermeira Denise Cunha.

Veja também
Em encontro com ministro da Saúde, Cícero pede mais medicamentos e equipamentos para atender João Pessoa

O comerciante Antônio Carlos, mesmo sem sintomas, foi uma dessas pessoas que procuraram o serviço para realizar a testagem. “Soube através de um amigo que essa ação estava acontecendo e quis vir logo para fazer o teste e saber se estou ou mesmo se já tive a covid-19”, acrescentou.

Conforme André Gonçalves, da Gerência de Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, a expectativa é realizar até 100 testes por dia. “Iremos fechar esta primeira semana de ação para então fazer uma avaliação e assim planejar a continuidade da testagem nas próximas semanas”, concluiu.   

Fonte: CMJP

Compartilhe: