Geral -
Medidas restritivas resultaram em menos mortes por covid-19 no Nordeste
Termômetro da Política
Compartilhe:
Diversos órgãos se uniram para fiscalizar cumprimento das medidas restritivas na Paraíba (Foto: Divulgação/PMJP)

As medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos foram alvo de disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contrário às restrições, e gestores públicos por todo o país. O presidente da República chegou a tentar colocar a opinião pública contra governadores e prefeitos. A região Nordeste, onde Bolsonaro amarga os piores índices de popularidade desde as eleições em 2018, detém atualmente o menor número de mortes em decorrência da covid-19 para cada 100 mil habitantes.

Dados divulgados hoje em reportagem de Carlos Madeiro, publicada pelo UOL, mostram que as ações de contenção contra a disseminação da covid-19 foram responsáveis por salvar vidas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Nordeste registra hoje a menor taxa de mortalidade pela covid-19. Em 2021, essa taxa está em 49 por 100 mil habitantes, número 37% inferior à média nacional calculada no mesmo período, que chega a 78 por 100 mil habitantes. No Sul, região com mais mortes, o número chega a 109 por 100 mil.

Desde o início da pandemia de covid-19, segundo os números fornecidos pelo governo federal, a região Nordeste registrou até a última quinta-feira (15), 76 mil dos 365 mil óbitos —o equivalente a 21% das mortes em todo o país.

Salvador e Fortaleza, duas das cidades nordestinas mais populosas, foram citadas no último boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como referências em medidas restritivas para .

“Tendo como referência os decretos nacionais que estabelecem as atividades e serviços essenciais, bem como decretos municipais mais recentes de Fortaleza, Salvador e Araraquara (SP), cidades que se submeteram a restrições mais rígidas e que apresentaram decréscimo sustentado dos indicadores de criticidade da pandemia, apresentamos no alguns exemplos de atividades e serviços essenciais e não essenciais”, diz documento da entidade..

A reportagem destaca ainda que nos demais estados, houve medidas restritivas, como toque de recolher, suspensão de eventos, fechamento de bares e restaurantes e restrição de horários de atividades não essenciais.

Mortalidade por 100 mil habitantes por região em toda a pandemia

  • Nordeste – 134
  • Sul – 184
  • Sudeste – 186
  • Norte – 191
  • Centro-Oeste – 210

Mortalidade por 100 mil habitantes por região em 2021

  • Nordeste – 49
  • Sudeste – 81
  • Norte – 91
  • Centro-Oeste – 96
  • Sul – 107
Compartilhe: