Internacional -
Presidentes da Rússia e dos EUA podem se reunir em junho, diz assessor do Kremlin
Termômetro da Política
Compartilhe:
Apesar da possibilidade, assessor do Kremlin não confirmou decisão de Putin (foto) sobre a reunião (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Joe Biden, podem se reunir em junho. A informação foi divulgada pela agência de notícias RIA neste domingo (25), citando um assessor do Kremlin, em meio a tensões latentes entre Moscou e o Ocidente.

O assessor de política externa, Yuri Ushakov, disse que ainda não foi tomada uma decisão definitiva sobre a reunião.

“Tomaremos uma decisão dependendo de muitos fatores”, disse Ushakov, que foi o embaixador russo nos Estados Unidos de 1998 a 2008.

Separadamente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, citado pela RIA, disse no domingo que a proposta de Biden para o encontro foi recebida “positivamente” e agora está sendo considerada.

O jornal russo Kommersant, citando fontes não identificadas, disse que Biden ofereceu a Putin um encontro entre 15 e 16 de junho em um país europeu.

O Kremlin não respondeu imediatamente a um pedido de comentários da Reuters.

Putin e o então presidente dos EUA, Donald Trump, realizaram um encontro em Helsinque em julho de 2018.

No início deste mês, Biden pediu a Putin que reduzisse as tensões provocadas por um aumento militar russo na fronteira com a Ucrânia e propôs uma cúpula para lidar com uma série de disputas.

O Kremlin disse na época que uma cúpula dependeria do comportamento dos EUA, supostamente dizendo a Washington para descartar um plano para impor novas sanções à Rússia.

Os laços Rússia-EUA tiveram um novo revés no pós-Guerra Fria no mês passado, depois que Biden concordou quando questionado em uma entrevista se ele pensava que Putin era um “assassino” e Moscou chamou de volta seu embaixador em Washington para consultas.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe: