Política -
Fake news: defesa de Ricardo Coutinho nega ter havido pedido de desbloqueio no STF
Termômetro da Política
Compartilhe:
Defesa do ex-governador Ricardo Coutinho contesta versão divulgada por parte da imprensa paraibana (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) foi vítima de fake news na manhã desta segunda-feira (26). Sites de notícias na Paraíba reproduziram como verdade uma informação publicada em O Antagonista. De acordo com a primeira publicação, Ricardo teria pedido junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) o desbloqueio de um montante em dinheiro que, segundo a defesa do ex-governador, ele sequer possui.

“Não houve qualquer pedido de desbloqueio de valores, até porque Ricardo Coutinho não tem o valor de R$ 6,5 milhões que está sendo divulgado”, diz trecho da nota assinada pela defesa de Ricardo.

O que houve de fato foi uma Reclamação Constitucional, protocolada no STF na sexta-feira (23), para que a ação penal n. 0003269-66.2020.815.2002, bem como a medida cautelar nº 0003378-80.2020.815.2002, ambas em trâmite na 3ª Vara Criminal de João Pessoa, sejam encaminhadas para a Justiça Eleitoral. A defesa justifica o pedido por constar na denúncia a acusação de que foram repassados recursos financeiros para a campanha do Governo do Estado em 2010, na forma de caixa dois.

Veja também
Empresários paraibanos reduzem custos com investimento em energia solar

A versão noticiosa sobre o pedido de desbloqueio de recursos que nunca existiu foi republicada por parte da imprensa paraibana sem a devida checagem da informação. Em nota, a defesa do ex-governador lamenta as distorções. “A defesa lamenta, mais uma vez, a forma como fatos são constantemente distorcidos para tentar prejudicar o direito de defesa de Ricardo Coutinho. Atualmente, responder a um processo criminal, por si só, torna-se uma punição, sem qualquer tipo de cuidado sobre a garantia ao contraditório, à ampla defesa e ao princípio constitucional da presunção de inocência.”

Leia a íntegra da nota da defesa do ex-governador Ricardo Coutinho

Compartilhe: