Geral -
Em live, professor da UFPB explica vantagens da otimização em sistemas inteligentes aplicados à saúde
Termômetro da Política
Compartilhe:
Professor e pesquisador da UFPB, Lucídio Cabral ressalta que hospitais e unidades de saúde podem ser mais eficientes com a otimização de processos (Foto: Reprodução/Plataforma Lattes)

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza nesta quinta-feira (6) mais uma transmissão ao vivo (live) da série ‘Personalidades Acadêmicas’. Neste episódio, o diretor do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Lucídio dos Anjos Formiga Cabral, abordará o tema “Otimização em Sistemas Inteligentes aplicados à Saúde”.

Segundo o palestrante, um processo de otimização é entendido como uma ação de melhoria nos momentos decisivos, por exemplo: “na hora de distribuir tarefas para um grupo é necessário entender como cada um pode trabalhar melhor, e delegar a tarefa para a pessoa mais eficiente para esta ação. Neste sentido, a criação de sistemas informatizados inteligentes para agilizar o processo de distribuição de tarefas automaticamente”, disse o professor Lucídio Cabral.

Em instituições públicas ou privadas, os sistemas inteligentes podem melhorar bastante a qualidade da prestação dos serviços para a população, em diversos setores. No caso específico desta live, na área de saúde, os sistemas dão apoio integral na tomada de decisão dos gestores das políticas públicas em saúde, e consequentemente menos tempo é perdido com rotinas administrativas, fazendo com que os tratamentos e procedimentos sejam mais rápidos e efetivos.

Neste momento, da pandemia de covid-19, as instituições de saúde precisam mais do que nunca agilizar processos dentro dos hospitais e unidades de saúde. Para o diretor de Difusão Tecnológica da Secitec, Edvaldo de Vasconcelos, “este é um tema necessário para ser abordado agora, que as unidades de saúde e hospitais necessitam de ações rápidas e precisas para que vidas não sejam perdidas”, afirmou.

A live será veiculada no canal do YouTube da PMJP, às 19h. Os espectadores da palestra poderão adquirir o certificado de participação na plataforma EAD da Secitec, através do endereço: http://ead.secitecjp.com.br/, onde deverá ser informada a senha ao final da live.

Sobre o palestrante

Lucídio dos Anjos Formiga Cabral possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor Titular do Departamento de Computação Científica do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de otimização combinatória, meta-heurísticas e computação paralela.

Com informações da PMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
pmjpsecitec