Política -
Vereador pede inclusão de assistentes sociais nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:
Marmuthe destaca a posição de vulnerabilidade do profissional ao se expor nas comunidades (Foto: Divulgação/CMJP)

A inclusão dos assistentes sociais no rol de prioridades da vacinação contra a covid-19 foi solicitada pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL) durante pronunciamento na sessão desta quinta-feira (6) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O parlamentar argumentou que, além de serem enquadrados como profissionais de saúde por resolução do Conselho Nacional de Saúde, os assistentes sociais atuam diariamente e diretamente com as comunidades da Capital.

A partir do Requerimento 1385/2021, já aprovado e encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, o parlamentar solicita a inclusão da categoria na campanha da imunização por defender que os assistentes sociais promovem um trabalho essencial à sociedade. “Embora não estejam necessariamente dentro dos hospitais, eles prestam apoio às famílias e à comunidade por meio de serviços, benefícios e programas. Durante a pandemia, esse trabalho tem se mostrado essencial, tendo em vista a quantidade de pessoas que necessitam do suporte desse profissional após as incontáveis perdas de familiares e amigos”, justificou.

Veja também
Covid-19: assistentes sociais trabalham sob maior risco de contágio, revela OIT

O parlamentar destacou ainda a posição de vulnerabilidade do profissional ao se expor nas comunidades e acrescentou que muitos já foram contaminados. “Eles estão cuidando das pessoas nas comunidades, muitas vezes acometidas pelo vírus e apresentando sintomas, sem falar dos assintomáticos. Esses profissionais estão se expondo, muitos sendo contaminados por conta desse contato direto no cumprimento do seu ofício”, enfatizou.

Marmuthe Cavalcanti ainda solicitou respostas sobre questionamentos sobre a rescisão de contratos da Prefeitura da Capital com empresas de coleta de lixo. “Jogaram para a gaveta o requerimento para elucidar o que ainda não está elucidado sobre a rescisão unilateral dos contratos de limpeza urbana? Protocolamos ofício com algumas perguntas e não tivemos resposta”, destacou.

Fonte: CMJP

Compartilhe: