Política -
Coco de Roda, Ciranda e Mazurca são declarados patrimônios culturais e imateriais da Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:
Com a nova legislação, Estado deverá promover a divulgação dessas expressões populares na Paraíba (Foto: Reprodução/Flickr/minc_brasil)

O coco de roda, a ciranda e a mazurca agora são patrimônios culturais e imateriais da Paraíba. O reconhecimento se deu na forma de lei, publicada na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE). Com a Lei 11.948/2021, de autoria da deputada Cida Ramos (PSB), o Governo da Paraíba deverá promover a divulgação dessas expressões populares em escolas públicas estaduais, nos festejos juninos e em feiras de arte e cultura.

Para a deputada Cida Ramos, o objetivo da lei é valorizar a memória e promover as atividades culturais. “Tais manifestações representam parte fundamental da formação histórico-cultural da identidade brasileira, em especial a nordestina”, disse a parlamentar.

A sanção da Lei atende a pedidos de movimentos culturais do estado, tanto de integrantes de grupos tradicionais quanto de novos movimentos de estudos e pesquisas sobre o coco de roda, a ciranda e a mazurca.

Trata-se de expressões plurais, com ritmo marcado por instrumentos percussivos, riqueza na linguagem poética, danças, cantos e vestimentas características. A diversidade de identidades também está presente nas danças, que por vezes não possuem apenas caráter profano e adentram em celebrações religiosas.

Dia Estadual do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca

O Projeto de Lei 1.909/2020, que cria o Dia Estadual do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca na Paraíba, aguarda sanção do governador João Azevêdo até o próximo dia 20 de maio. Em homenagem a Nossa Senhora Sant´Ana, que é representativa para os mestres e mestras dessas manifestações, o dia deve ser celebrado em 26 de julho.

O projeto também é de autoria da deputada Cida Ramos. Após a lei ser sancionada, o Dia Estadual do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca passará a integrar o calendário oficial de eventos do Estado da Paraíba.

Fonte: Assessoria de imprensa da deputada Cida Ramos

Compartilhe: