Geral -
Prefeitura de João Pessoa inicia vacinação contra covid-19 de professores no domingo
Termômetro da Política
Compartilhe:
Prioridade será imunizar os profissionais da Educação Infantil (Foto: Divulgação/PMJP)

A Prefeitura de João Pessoa confirmou, na manhã desta quarta-feira (12), o início da imunização contra covid-19 dos professores das redes pública e privada da capital a partir de domingo (16). Os demais trabalhadores da educação também deverão ser vacinados, conforme anunciou o prefeito Cícero Lucena (PP).

A expectativa da gestão municipal é vacinar todos os profissionais em um único dia. Caso não haja vacinas suficientes para todo o grupo, deverão ser vacinados inicialmente os professores da Educação Infantil, seguidos pelo Ensino Fundamental, Médio e, só depois, Superior.

Veja também
Prefeitura de João Pessoa suspende vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades

A vacinação dos professores é essencial para o retorno seguro às atividades presenciais e tem sido cobrança constante do setor educacional ao poder público.

Uma pesquisa divulgada nesta semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a respeito da transmissibilidade da covid-19 revela que crianças são mais frequentemente infectadas por adultos do que atuam como transmissores da doença. Com a nova descoberta, os pesquisadores reafirmam a importância de vacinar os profissionais da educação a fim de proteger a eles e às crianças.

Vacinação em João Pessoa

Dentro de plano de imunização contra a covid-19 estão sendo vacinadas na capital as pessoas de 18 anos de idade ou mais com deficiência, que tenham comorbidades ou que sejam trabalhadores de saúde. Continua, ainda, a imunização para as gestantes e puérperas com comorbidades, além da aplicação da segunda dose da vacina para os grupos que tomaram a primeira dose da CoronaVac (Butantan) até o dia 14 de abril e aqueles que já completaram 90 dias da dose inicial da AstraZeneca (Fiocruz).

As comorbidades deste momento da vacinação incluem hipertensão arterial resistente (HAR) e nos estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade ou estágio 3; diabetes mellitus; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos imunossuprimidos; pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40.

A Prefeitura de João Pessoa não informou qual vacina será utilizada para imunização dos professores.

Com informações da PMJP

Compartilhe: