Geral -
CG perde o controle da pandemia de covid-19 e Prefeitura anuncia medidas mais duras para conter disseminação da doença
Termômetro da Política
Compartilhe:
Novo decreto editado pelo prefeito Bruno Cunha Lima deverá ser publicado visando reduzir a taxa de ocupação de leitos dos hospitais da cidade (Foto: Divulgação/PMCG)

A taxa de ocupação de leitos hospitalares voltou a subir na Paraíba em decorrência da disseminação descontrolada da covid-19. Em Campina Grande, o número de mortos na pandemia em relação aos infectados é assustador. O município registra índice de letalidade de 2,98%, superior à média nacional, que é de 2,41%. A cidade acumula 819 mortes e 27.443 infectados pela doença. A ocupação dos leitos nos hospitais está em 69% para UTI Adulto e 83% para Enfermaria Adulto, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde. Para tentar conter o contágio pelo novo coronavírus, o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) anunciou medidas mais duras e um novo decreto.

Bruno reuniu, nessa quinta-feira (13), parte de sua equipe de secretários e auxiliares diretos para tomar decisões em relação à evolução da curva viral da covid-19, em Campina Grande, nas duas últimas semanas. Um pacote de medidas restritivas passará a ser adotado pelo Município, de imediato. “Como sempre deixei claro, nunca teria o menor problema em avançar ou recuar nesse enfrentamento à covid, a depender das circunstâncias”, argumenta.

Duas decisões foram tomadas com efeito prático para esta sexta-feira, 14: a UPA Dr. Maia, no bairro do Alto Branco, volta a ser reabilitada para atendimento exclusivo de pacientes da covid-19 e um novo decreto, mais rígido, será publicado, com vigência para 15 dias, até uma nova avaliação do quadro epidêmico na cidade.

Veja também
Ministérios Públicos ajuízam ação para impedir que Prefeitura de João Pessoa vacine os professores no domingo

Ainda nesta sexta, além do próprio decreto, o prefeito anunciará uma série de medidas administrativas que devem ajudar a conter o avanço da doença, principalmente em faixas etárias mais jovens.

Participaram da reunião de trabalho, no Ipsem, os secretários Gilney Porto (adjunto da Saúde), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Braga (Finanças), Asfora Neto (Educação), além do procurador-geral do Município, Aécio Melo. O coordenador de Comunicação, Marcos Alfredo, e o assessor especial, Roberto Santa Cruz, também integraram o grupo de auxiliares de Bruno.

UPA Covid

Com a retomada da UPA Dr. Maia para atendimento exclusivo de casos de covid-19, Bruno Cunha Lima ressalta que o Município volta a ter um reforço de 19 leitos de enfermaria e 7 de UTI.

Com a mudança, a UPA do Alto Branco passa a atender somente pacientes com suspeita ou diagnóstico positivo do novo coronavírus. Os demais casos clínicos ficam concentrados na UPA Adhemar Dantas, no bairro Dinamérica.

Centros de testagem

O Município também dispõe de três centros de testagem, que funcionam de segunda a sábado, para atendimento a pacientes com suspeita da doença. Os serviços aplicam testes e fornecem medicamentos após consulta médica. Eles ficam no Centro de Saúde de São José da Mata; na UBS Ricardo Amorim, nas Malvinas; e na UBS Maria de Lourdes Leôncio, no Novo Cruzeiro.

Kit covid

A Prefeitura Municipal de Campina Grande deve continuar com o protocolo que vem adotando em toda a rede de saúde do município para o tratamento de pacientes com suspeita de covid-19 ou demais sintomas de síndromes respiratórias.

O chamado “kit covid”, composto por medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19, como ivermectina a cloroquina, faz parte da política pública municipal de saúde para o enfrentamento da pandemia.

Com informações da Prefeitura de Campina Grande

Compartilhe: