Geral -
Complexo Hospitalar de Patos atinge 100% de lotação para covid-19 e pacientes fazem fila por leitos de UTI
Termômetro da Política
Compartilhe:
Pacientes em estado grave na região de Patos estão sendo direcionados para outros hospitais referência em covid-19 (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez desde março de 2020 o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registra fila para internações nos setor de isolamento Covid. Mesmo com a disponibilidade de 79 leitos, sendo 32 de UTI e 47 de Enfermaria Clínica direcionados, exclusivamente, para pacientes com covid-19, 12 dos quais reabertos na semana passada, nem mesmo assim a unidade está conseguindo atender a demanda crescente de pacientes com coronavírus que necessitam de internação.

“A situação está muito preocupante. Muita gente adoecendo ao mesmo tempo e simultaneamente necessitando de atendimento hospitalar e lotando as unidades. Nenhuma rede suporta uma situação desta e o colapso é inevitável por mais que se abra novos leitos, a demanda sempre será maior que a capacidade de expansão”, explica o diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes.

Francisco lembra que os pacientes que não estão encontrando vagas em Patos, são regulados pela Central de Regulação do Estado para as unidades de referência para Covid mais próximas de sua região de origem. “No Sertão, além de Patos, as cidades de Cajazeiras, Pombal e Piancó são referências para atendimento aos pacientes com Covid”, destaca ele, reiterando que Campina Grande que também é referência está, neste momento, recebendo pacientes do Sertão em função das outras unidades também estarem operando com sua capacidade máxima em relação aos pacientes com covid-19.

A Paraíba registrou nesta quinta-feira (20), o maior número de pacientes internados por covid-19 em 24h desde o início da pandemia, em março do ano passado. Somente ontem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 892  novos casos da doença e entre os confirmados, 80 (8,96%) são casos de pacientes hospitalizados e 812 (91,03%) de doentes com sintomas leves. A Paraíba já registrou 313 mil casos da doença desde o início da pandemia, a recuperação de 214 mil pacientes e 7.336 mortes causadas por complicações da covid-19.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe:
Palavras-chave
covid-19patosuti