ads
Geral -
Ministério da Saúde autoriza imunização da população geral por idade e antecipa vacinação de trabalhadores da educação
Termômetro da Política
Compartilhe:
Priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais causados pela covid-19 com a necessidade de volta às aulas presenciais (Foto: Tony Winston/Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde decidiu antecipar a vacinação contra a covid-19 para os profissionais da educação e já autoriza paralelamente a imunização da população em geral por ordem decrescente de faixa etária. A pasta começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela covid-19 com a necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileiros como também garantem a segurança alimentar das crianças.

Veja também
Uso indiscriminado de paracetamol após vacinação contra covid-19 pode matar paciente, alerta Anvisa

No caso dos profissionais da educação, a orientação é seguir essa ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.
Para além dos grupos prioritários, entre eles os profissionais da educação, o Ministério da Saúde também inicia paralelamente a vacinação da população geral, entre 18 e 59 anos. Isso porque estados e municípios relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação.

Esse grupo poderá começar a ser imunizado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO.

As recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta quinta-feira (27/5), com representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios. As orientações também estão em uma nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe: