Geral -
Paraíba confirma 2.429 novos casos de covid-19 em 24h; 100% dos municípios estão na bandeira vermelha ou laranja
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Secom-PB)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste sábado (29), 2.429 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 73 (3%) são casos de pacientes hospitalizados e 2.356 (97%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 328.771 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 919.315 testes para diagnóstico da covid-19 já foram realizados. A situação é ainda mais preocupante se for observado o panorama estadual. De acordo com a 26ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, 100% dos municípios paraibanos encontram-se nas bandeiras vermelha e laranja, com um expressivo crescimento de municípios classificados em laranja.

Também foram confirmados 28 novos óbitos desde a última atualização, sendo 19 ocorridos nas últimas 24h. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os dias 25 e 29 de maio de 2021, sendo um em hospital privado e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 7.617 mortes. O boletim registra ainda um total de 224.255 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 729 novos casos, o que corresponde a 30% dos casos registrados neste sábado. São eles: João Pessoa, com 244 novos casos, totalizando 85.598; Alagoa Grande, com 151 novos casos, totalizando 3.386; Patos, com 127 novos casos, totalizando 11.349; Campina Grande, com 114 novos casos, totalizando 29.080; Boqueirão, com 93 novos casos, totalizando 1.428.

  • Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 29/05/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até este sábado, 218 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 28 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Alagoa Grande (1); Boqueirão (1); Cajazeiras (1); Campina Grande (2); Catolé do Rocha (1); Ingá (1); João Pessoa (8); Juripiranga (1); Mari (1); Monteiro (1); Patos (1); Princesa Isabel (1); Queimadas (1); Santa Rita (4); São Bento (1) e São João do Rio do Peixe (2).

As vítimas são 15 homens e 13 mulheres, com idades entre 39 e 89 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente e 09 não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 81%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 81%. Em Campina Grande estão ocupados 84% dos leitos de UTI adulto e no sertão 95% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 108 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 993 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.274.764 doses. Até o momento, 843.299 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 431.465 com a segunda dose da vacina. A Paraíba já distribuiu um total de 1.620.498 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

100% dos municípios estão na bandeira vermelha ou laranja

Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou a 26ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, neste sábado (29). De acordo com a publicação, houve um crescimento na bandeira vermelha de 5%, o que representa em números absolutos a participação de 12 municípios nesta classificação. Os outros 95% de municípios paraibanos, equivalente a 211 cidades, figuram na bandeira laranja. A avaliação passa a vigorar nos 223 municípios nesta segunda-feira (31) e segue pelos próximos 15 dias.

A 26ª avaliação mostra que 100% dos municípios paraibanos encontram-se nas bandeiras vermelha e laranja, com um expressivo crescimento de municípios classificados em laranja. Pela segunda vez ao longo de todo ciclo de avaliações não há municípios em bandeira amarela na Paraíba, a primeira vez foi na 22ª avaliação, no mês de abril. A Nota técnica com as informações, bem como as classificações de cada município e protocolos sanitários a serem adotados estão disponíveis no site: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb  

Esta edição do balanço periódico marca uma importante transição de bandeiras delimitada, em especial, pela nova tendência de crescimento da média móvel da taxa de transmissibilidade (R efetivo) do novo coronavírus e das taxas de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva de adultos com destaque para as 2ª e 3ª macrorregiões de saúde, que compreendem respectivamente os municípios do complexo Agreste – Borborema e as regiões do Sertão e Alto Sertão do estado. 

Desde o final do mês de abril, foi possível observar um crescente aumento das ocupações dos leitos hospitalares dedicados à Covid-19, em especial dos leitos de terapia intensiva e enfermaria dedicados a pacientes adultos. O intervalo compreendido entre os dias 21 e 28 de maio, referente à análise, apresentou ainda um número médio de 98 internações ao dia em todo estado, um recorde quando comparado o mesmo dado no mês de março, até então o pior desde o início da pandemia, com 92 internações ao dia.

De acordo com o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, a rejeição ao uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, principalmente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos, afetam os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana. Estes dados permitem correlacioná-los a piora ou a melhora do comportamento social. “Os esforços para que se contenha a evolução da situação pandêmica para pior dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas, por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus, como não aglomerar, fazer uso de máscara e manter a higiene das mãos”, reforça.

A Nota Técnica da 26ª avaliação do Plano Novo Normal reforça que as medidas adotadas pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio dos sucessivos decretos publicados ao longo dos meses de março, abril e maio, para a atenuar os riscos provocados pelo cenário epidemiológico da pandemia no estado mostraram-se de extrema importância sanitária e social, em virtude do crescimento rápido e expressivo do número de novos casos (mais de 2 mil por dia), internações hospitalares (mais 110 novas internações ao dia) e óbitos (superior a 30 diários), ao longo do mês de maio.

Entre estas medidas está a Operação Previna-se, um esforço conjunto das forças de segurança pública, Procons e vigilâncias sanitárias, para que sejam ampliadas as medidas de fiscalização e acompanhamento propostas pelo Decreto do Governo do Estado da Paraíba, já são mais de 5.400 locais fiscalizados e 359 fechados em todo estado. Já no âmbito da saúde, são 410 leitos estaduais ativados só em 2021, sendo alcançados 1.270 leitos ativos para os cuidados à Covid-19 na Paraíba, até a última quinzena de maio, além de mais 1.022 profissionais convocados para reforçar a assistência de pacientes acometidos pelo vírus.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: