Política -
Veto ao projeto da cannabis medicinal entra em pauta na ALPB e comunidade pressiona João Azevêdo
Termômetro da Política
Compartilhe:
Governador João Azevêdo é o principal alvo da pressão pela derrubada do veto (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

O veto total do governador João Azevêdo (Cidadania) ao projeto que trata da Política de Prevenção da Saúde e o
Incentivo às Pesquisas Científicas com a “Cannabis Medicinal” (PL 1920/2020), de autoria da deputada Estela Bezerra (PSB), está na pauta da sessão ordinária desta terça-feira (1) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Por se tratar de um veto, é comum que a comunidade interessada nos avanços sociais em decorrência da lei pressione os parlamentares pela derrubada do veto. Esgotado o diálogo, muitos deputados se sensibilizaram com as famílias que dependem exclusivamente do medicamento para terem qualidade de vida. O foco da pressão nesta reta final é para que o governador libere sua base mais fiel a votar pela derrubada do veto.

Veja também
Confirmação da Copa América 2021 no Brasil gera revolta na imprensa esportiva

Há muita polêmica envolvida na proposta. Nas redes sociais digitais, todos os 36 deputados estão sendo mencionados para votarem contra o veto do governador João Azevêdo. Diversos vídeos expõem a situação de pessoas que encontram no medicamento à base de cannabis a única alternativa para uma vida melhor.

A pressão vem colocando os parlamentares em uma situação delicada, pois o projeto não regula a liberação do uso ou plantio, apenas trata do incentivo à pesquisa científica.

A intenção da mobilização é mostrar que ser a favor do veto é ser contra a vida de pacientes que não encontram tratamento com os mesmos resultados em outros medicamentos. São cerca de 12 mil famílias que se beneficiam com os medicamentos produzidos na Paraíba para o tratamento de epilepsia, artrite, câncer, autismo e outros problemas relacionados à saúde

A Paraíba já se destaca na pesquisa e produção de medicamentos à base de cannabis. A aprovação da Lei pode colocar o estado na vanguarda de um segmento que já disputa espaços tanto na indústria farmacêutica quanto no mercado de valores.

A mudança de alvo concentra majoritariamente no governador João Azevêdo o desgaste político de ser contrário à proposta.

Compartilhe: