Geral -
Apesar da maior taxa de contaminação entre as capitais do Nordeste, pandemia em João Pessoa apresenta leve tendência de queda, aponta observatório da UFPB
Termômetro da Política
Compartilhe:
Taxa de transmissão da covid-19 em João Pessoa caiu nos últimos dias (Foto: Dayse Euzébio/PMJP)

Dados divulgados pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (OBSRUFPB) revelam que João Pessoa tem a maior taxa de transmissão pela covid-19 de todas as capitais do Nordeste. O observatório considera a Estimação do Número Reprodutivo Efetivo para avaliar o risco de evolução da doença. Na capital paraibana, o índice está em 1,3, o que indica que cada indivíduo infeccioso causa, em média, mais do que uma nova infecção. Apesar de ter a maior taxa da região, a tendência ainda é de queda, mesmo que essa queda não se sustente por muito tempo.

Na quinta-feira (3), a taxa de transmissão era de 1,41, subiu para 1,43 na sexta-feira (4) e caiu para 1,39 no sábado (5). O dado mais recente é de 1,3, arredondando para cima, no entanto, os números tendem mesmo a cair no domingo. Com dados consolidados a partir de terça-feira (8) será possível observar melhor a tendência de evolução da pandemia na capital.

O OBSRUFPB explica que o “número aponta quantas pessoas, em média, um indivíduo infeccioso pode contagiar em uma população totalmente suscetível”, e ressalta se tratar de uma medida teórica: “Apesar de ser muito útil para avaliar o potencial de propagação de doenças infecciosas em diferentes contextos, é uma medida teórica”.

De acordo com o observatório, a pandemia tende a se manter estável se a taxa de transmissão estiver em 1, e aponta para queda quando a taxa for menor que 1. “Se cada indivíduo infeccioso causa, em média, exatamente uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença permanecerão estáveis e a doença se tornará endêmica; e se cada indivíduo infeccioso causa, em média, menos do que uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença irão decair e a doença irá, eventualmente, desaparecer”.

É importante observar também que em João Pessoa o índice de casos ativos por 100 mil habitantes vem subindo. De 583.48 na quinta-feira para 663.11 no domingo.

Taxa de transmissão da covid-19 por capital do Nordeste

Com dados consolidados no domingo (6), João Pessoa ainda mantém a pior taxa de transmissão da covid-19 das capitais do Nordeste. Confira abaixo o comparativo com as outras capitais:

  • Natal: 0,88
  • São Luis: 0,85
  • Teresina: 0,84
  • Fortaleza: 0,81
  • Salvador: 0,9
  • Recife: 0,98
  • Aracaju: 1,02
  • Maceió: 1,08
  • João Pessoa: 1,3

Tendência de queda com base nos casos

A previsão de curto prazo do Observatório de Síndromes Respiratórias é de mitigação da pandemia de covid-19 em João Pessoa. Entretanto, a curva da queda é menor, pois os números mais recentes tendem a puxar a curva para cima. Confira os dois últimos gráficos:

Gráfico consolidado no domingo
Gráfico do dia 20 de maio
Diagrama de risco em um mês

Matéria alterada às 12h49 para acréscimo de informações.

Compartilhe: